A Prefeitura de Quintana (45km de Marília) protocolou nesta segunda-feira um pedido judicial de liminar para obrigar o Sistema Único de Saúde a antecipar a campanha de vacinação contra a gripe na cidade.
O pedido está em Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência protocolado na 1ª Vara Federal de Marília. A cidade registra dois óbitos com suspeitas de H1N1, o vírus da gripe A, e já tentou de forma institucional antecipar a imunização dos moradores.
“Entramos em contato com a Vigilância Epidemiológica do Estado solicitando informações sobre a disponibilidade da vacinação para inicio imediato e fomos informados que não há previsão de antecipação da vacinação”, informou a diretora municipal de saúde da cidade, Andreia Lopes Pereira.
O primeiro óbito registrado foi de uma menina de 11 anos, que chegou a ser internada em Marília com todos os sintomas de uma síndrome gripal grave. O outro caso é um home, adulto, moradores da zona rural.
Em nota, a diretora de saúde informa que além de antecipar a vacina a prefeitura quer ampliar as faixas etárias incluídas entre o público a ser imunizado.
Confira a íntegra da nota distribuída pela prefeitura:
“Informamos que o município de Quintana ate o presente momento apresenta dois óbitos suspeitos por h1n1.
Entramos em contato com a Vigilância Epidemiológica do Estado solicitando informações sobre a disponibilidade da vacinação para inicio imediato e fomos informados que não há previsão de antecipação da vacinação.
No dia de hoje pela manha protocolamos uma Ação Civil Publica com Pedido de Tutela Provisória de Urgência, junto a 1ª Vara da Justiça Federal de Marilia, contra o Ministério da Saúde, solicitando a antecipação da vacinação contra a Influenza.
Nesta mesma ação estamos solicitando ainda a inclusão de outras faixas etárias.
A disposição para demais esclarecimentos
Atenciosamente
Andreia Lopes Pereira
Diretora Municipal da Saúde
Quintana- SP”