O Cine Cultura exibe no sábado, dia 16 de abril, a primeira sessão especial de filmes franceses do programa “Embaixadores Universitários da França – Estado de SP” projeto de extensão da Unesp Marília para divulgar a língua e cultura francesa.
O projeto – que será bimestral – envolve os os estudantes de Relações Internacionais Juan Orellana e Pedro Garcia, em parceria com Unimar, Fajopa e Secretaria Municipal de Cultura. Haverá emissão de certificados e a entrada é franca.
É uma iniciativa do CARI (Centro Acadêmico de Relações Internacionais “Diplomata Sérgio Vieira de Mello”) da UNESP Marília e começou em 2015. Repete na cidade sucesso de projeto desenvolvido em Minas Gerais pelo SCAC – Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil
“As exibições são seguidas de rodas de conversa com os participantes. Elas serão dividas em categorias: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Ficção Científica, Guerra, História, Infantil/Educação, LGBT, Mudo, Política e Romance; mostrando o cinema sob diversas óticas. Começaremos com o filme “A Família Bélier”, do diretor Eric Lartigau, de 2014″, disse Juan.
Na trama, toda a família Bélier é deficiente auditiva, com exceção de Paula. A jovem de 16 anos é a intérprete oficial dos parentes e figura fundamental na administração da fazenda. Vive em função disso até o dia em que descobre ter um dom para o canto e decide participar de um concurso da Radio France. A mudança de planos causa desespero da família.
A apresentação deste dia 16 começa às 15h. A Sala de Projeção Municipal tem capacidade para 58 pessoas sentadas e será por ordem de chegada. O endereço é Av Sampaio Vidal, 245, entrada pela Av Rio Branco. Entrada franca.