Saúde

Santa Casa comemora 87 anos com debate sobre saúde pública

Santa Casa comemora 87 anos com debate sobre saúde pública

Em comemoração aos 87 anos da Irmandade da Santa Casa de Marília, o hospital promove dia 27, um encontro sobre saúde pública e pretende envolver médicos, enfermeiros, estudantes e profissionais de assistência e gestão em saúde.

Nos últimos anos, o mês de aniversário do hospital tem sido marcado por eventos para promoção do conhecimento, integração e compreensão do complexo universo da saúde. A participação é gratuita e aberta a parceiros, colaboradores de outras instituições, gestores e demais interessados.

A Santa Casa já trouxe a Marília grandes nomes das áreas de gestão em saúde, desenvolvimento humano e inovação, como Júlio Dorneles (diretor geral da Santa Casa de Porto Alegre), Carlos Hilsdorf (motivacional) e Wellington Nogueira (fundador do grupo Doutores da Alegria).

Desta vez, a diretoria e funcionários optaram por novo formato e lançaram o “Fórum de Saúde Pública Santa Casa”, com o tema “Os caminhos da Atenção Hospitalar.

No hall de entrada da APM serão expostos pôsteres com apresentações de iniciativas, ações de humanização, qualidade e inovação que estão sendo desenvolvidas em diversos setores do hospital, além de espaço para pesquisas de pós-graduação e outros níveis de ensino na saúde.

Entre os debatedores estão o secretário geral do Coren-SP, Marcus Vinícius de Lima Oliveira e o médico Paulo Carrara de Castro, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de SP e Cealag (Centro de Estudos e Pesquisas Luis Ayrosa Galvão).

O provedor da Santa Casa de Marília, empresário Milton Tédde, lembra que a instituição foi fundada no dia 22 de abril de 1929, duas semanas após a emancipação do município. O hospital sempre esteve à frente de seu tempo e sua vocação é a assistência médico-hospitalar, principalmente, a quem mais precisa.

“São 87 anos de dedicação e trabalho sério dos voluntários que fazem parte da atual Irmandade e os que já contribuíram no passado, como fundadores. Somos hoje um hospital de alta complexidade, referenciado para o SUS (Sistema Único de Saúde), voltado para grandes cirurgias e com um papel muito importante na atenção hospitalar do Estado de São Paulo”, disse Tédde.

Não haverá custo ou inscrição prévia para participação no “Fórum de Saúde Pública Santa Casa”. A organização solicita, porém, que grupos com mais de dez pessoas (estudantes, empresas ou hospitais da região) façam reserva e comunicação prévia pelo telefone (14) 3402-5555 (ramal 5559 – Secretaria Geral).

O encontro acontece às 19h30 na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), localizada à avenida Pedro de Toledo, 179.