Marília

Cidade recebe festival internacional de software livre

Cidade recebe festival internacional de software livre

O Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) será a sede do Flisol, o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre, evento internacional realizado simultaneamente em mais de 20 países desde 2005. O evento acontece neste sábado, dia 16, das 8h30 às 17h.

É a quinta vez que o Univem recebe o evento que promove a cultura do uso do Software Livre e mostra ao público em geral a filosofia e a difusão de tecnologias de informação. Software Livre, software de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. Ou seja, você instala e usa sem pagar por ele

O evento aberto a todo tipo de público: estudantes, acadêmicos, empresários, profissionais, entusiastas e qualquer pessoa que tenha interesse, independente de seu conhecimento de informática.

Realizado pelos professores e alunos do Univem, o Flisol apresenta palestras, minicursos e distribuição de softwares livres. É realizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem por meio do COMPSI – Computing and Information Systems Resource Lab.

Softwares livres são uma alternativa real e segura para substituir modelos de software comercializados. O público poderá instalar programas, participar de palestras e minicursos, esclarecer  dúvidas e conhecer algumas das diversas soluções que o Software Livre apresenta para empresas, escolas, governo e até para uso pessoal.

O evento é totalmente gratuito e livre e as palestras e minicursos serão certificados.

A abertura terá a palestra “Iniciativas Open Source da Microsoft” que abordará os conceitos básicos sobre a cultura do software livre e os projetos open source da multinacional. No período tarde acontecerão minicursos sobre tecnologias de desenvolvimento de software utilizando ferramentas open source.

De acordo com o professor e coordenador do evento, Leonardo Botega, o principal objetivo do festival é apresentar alternativas quanto aos produtos oferecidos no mercado de softwares e propagar o quer chama de “filosofia do software livre”.

“O intuito é ampliar a formação do aluno a apresentar novas possibilidades para empresas e profissionais da área com a cultura do software livre”, destacou.

O festival acontece em 60 cidades-sede simultaneamente no decorrer de todo o dia. “Trata-se de uma oportunidade de network. Enquanto o evento acontece aqui em Marília, trocamos informações com outros países e nos informamos do que está acontecendo por lá. Assim, conseguimos alinhar os objetivos do evento como um todo”, explicou Botega.

O coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, Prof. Dr. Elvis Fusco, destaca Marília como forte referência na área de desenvolvimento de tecnologias.

“As instituições de ensino têm uma responsabilidade muito grande neste contexto de Marília ser reconhecida como polo regional de TI e o Univem exerce seu papel trazendo para a região eventos de expressividade nacional com apoio do CNPq, da Sociedade Brasileira de Computação e das empresas de TI da região por meio da ASSERTI (Associação das Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação)”, explica Fusco.

Mais informações e inscrições devem ser feitas pelo site. CLIQUE AQUI  para fazer sua inscrição.