Marília

“O que vai acontecer com o HC?” - Daca chama diretor para explicar autarquia

“O que vai acontecer com o HC?” - Daca chama diretor para explicar autarquia

O Daca (Diretório Acadêmico Cristiano Altenfelder), que representa os estudantes de medicina da Famema, convidou o superintendente do complexo, o médico Gustavo Viani Arruda, para explicar o que muda na instituição com a transformação do Hospital de Clínicas em autarquia do Estado.

A reunião está marcada para a sexta-feira, às 12h, no auditório  da CPFL, na avenida José de Grande, nº 332 – Jardim Parati. O convite é provocado pela falta de informações e temos dos estudantes para processos de terceirização de serviços no hospital e prejuízos à atuação dos alunos no HC.

“Se por um lado com a autarquia haverá um maior aporte de verbas por parte do estado, por outro abre margem a privatizações e perda de campos de estágio para outras instituições”, diz comunicado em que o diretório chama os alunos a participar do encontro.

A transformação do HC em autarquia estadual foi aprovada no ano passado mas mudanças foram atrasadas pela forte crise financeira que acompanhou a Famema durante todo o ano. A nomeação do superintendente é uma das inovações provocadas pela medida.

Segundo a direção da Famema, a medida é “a salvação da lavoura”. Como autarquia, o HC entra diretamente no orçamento da Secretaria Estadual de Saúde, terá maior facilidade em conseguir investimentos, modernização e estrutura para os serviços.

Em 2015, a falta de estrutura representou falta de medicamentos básicos, de equipamentos de lavanderia e até de cobertores para os pacientes, situação denunciada em manifestação de funcionários em defesa do hospital.

“Como o HC é um hospital escola, as mudanças em sua administração impactam na organização dos estágios, podendo influenciar diretamente na formação dos estudantes da Famema”, diz o comunicado do Diretório.

O encontro está marcado para 12h. Segundo a proposta do Diretório, Gustavo Arruda deve fazer uma apresentação geral sobre a autarquia e depois responder a algumas perguntas sobre o complexo.