A diretoria do MAC (Marília Atlético Clube) vai confirmar nesta segunda-feira (25) sua participação na Copa Paulista 2016, que será realizada no período de 3 de julho a 27 de novembro, envolvendo equipes das séries A1, A2 e A3.
Sem vaga assegurada pelo índice técnico, que previa a participação dos 12 melhores colocados da A1, dos 11 melhores da A2 e dos nove primeiros da A3, o MAC já havia encaminhado no último dia 11 ofício à FPF (Federação Paulista de Futebol) demonstrando interesse em disputar o torneio.
A partir deste momento, a diretoria maqueana ficou aguardando que outros clubes desistissem da competição para poder herdar uma vaga. No final da tarde desta sexta-feira (22), a FPF enviou por e-mail o convite para o Marília, dando prazo até esta segunda-feira (25) para o clube responder oficialmente.
A resposta positiva foi dada nesta sexta-feira pelo supervisor do MAC, José Luiz Todeschini. “Toda a diretoria estava na expectativa da chegada desse convite oficial por parte da FPF, o que acabou se concretizando nesta sexta. A resposta oficial à entidade será dada na segunda-feira, mas certamente será positiva, isto é, o Marília irá participar da Copa Paulista.”
A competição chega talvez em boa hora para o MAC, que vem de dois rebaixamentos consecutivos no Campeonato Paulista e terá uma oportunidade para tentar resgatar a péssima impressão deixada nas últimas séries A1 (em 2015) e A2 (em 2016).
Além disso, a oportunidade de voltar a disputar uma competição nacional mexeu com os dirigentes maqueanos. Desde 2012, quando participou da Série D do Campeonato Brasileiro, o Marília está fora do cenário nacional.
O campeão da Copa Paulista fará a opção de disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Brasileiro em 2017. Já o vice-campeão do torneio ficará com a outra vaga que não foi escolhida pelo campeão.
O técnico Carlos Rabello deverá ser o comandante maqueano na Copa Paulista. O treinador, que dirigiu a equipe nas últimas cinco partidas da Série A2 deste ano e não conseguiu evitar a degola à Série A3, havia mostrado interesse em dar sequência ao trabalho.
Os dirigentes maqueanos também aprovaram o trabalho do treinador, que deverá vir a Marília já no início da próxima semana para montar o planejamento da competição. Resta a diretoria, agora, buscar recursos para arcar com as despesas do campeonato, evitando assim que o torcedor maqueano passe por um novo vexame.