Uma exposição de fotos que oferecem uma verdadeira viagem no tempo pela história da cidade envolve alunos do curso de Administração do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) e percorre alguns espaços públicos de Marília desde o começo do mês e envolve pesquisa, ensino, envolvimento com a comunidade e muita informação.
A mostra fica até esta quinta (29) no CCBEU (Centro Cultural Brasil Estados Unidos) junto com outras imagens de colecionadores e profissionais da cidade e depois segue a outros espaços públicos.
O projeto envolve seis alunos do curso de administração que integram o GEA (Grupo de Extensão de Administração) com orientação de dois professores. Os estudantes tiveram a iniciativa de levantar no setor de Registros Históricos da cidade pontos da cidade que gostariam de registrar em imagens recentes.
“O critério de escolha obedeceu o ‘sentir do grupo’ mais que qualquer outro, mesmo porque, não são profissionais de fotografia. Desde os primeiros momentos de definição do evento os alunos estavam submetidos ao exercício prático de trabalho em equipe, de tomada de decisão, de distribuição de tarefas, de criação, espírito empreendedor, de cooperação e de outros atributos essenciais à pratica do administrador exigidos no âmbito das organizações”, explica a professora Solange Devechi Odones, do Univem, uma das responsáveis pelo projeto
São imagens de diferentes pontos como a avenida Sampaio Vidal, rua São Luiz, avenida das Esmeraldas, além de prédios históricos, praças, prédios públicos e pessoas nas ruas.
A exposição conta ainda com algumas fotos cedidas pela Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília, mostrando pontos da cidade em diferentes décadas.
A exposição começou com mostra das imagens no próprio Univem e já atraiu 200 alunos da Escola Técnica Estadual Antonio Devisate e alunos de todos os cursos oferecidos pela instituição.
A mostra contou ainda com a TV Touch idealizada por alunos do curso de Ciência da Computação que, de maneira interativa, possibilitou aos visitantes conhecer pontos da cidade de Marília de maneira diferenciada.
Quem for visitar a mostra no CCBEU poderá conferir ainda algumas imagens do acervo do radialista aposentado José Duca Rocha, que representa um passeio pela história da cidade e alguns de seus moradores e visitantes, e trabalhos da fotógrafoa Érica Montilha, que revisita locais fotografados no passado e mostra como mudaram com a evolução da cidade.
A mostra fica aberta hoje até às 20h e amanhã das 8h30 às 11h e das 13h30 às 20h. O roteiro da exposiação do GEA Univem segue com a previsão de uma mostra também no espaço da Oficina Cultural Tarsila do Amaral, ainda sem prazos e horários de visitação definidos.