Marília

Massa de ar derruba temperatura e cidade prevê dia mais frio nesta quinta

Massa de ar derruba temperatura e cidade prevê dia mais frio nesta quinta

Marília deve registrar nesta quinta-feira o dia mais frio do ano até agora com temperatura mínima de até 8°, segundo os principais serviços de previsão de meteorologia no país. A quarta-feira, nublada e já com temperaturas em queda, deve ter mínima de 12° e indica uma tendência de frio que permanece nos próximos dias.

A cidade deve ter mínimas na faixa de 10° a 12° no final de semana e máximas com até 23° na sexta-feira, muito diferente do verão estendido que provocou dias com até 34°.

O vento de até 22km/h provocado por uma frente fria ajuda a reforçar a sensação térmica de queda de temperaturas. O dia também começa a parecer mais curto, com pôr-do-sol previsto para 17h57 hoje e amanhã. No domingo o sol pode ir embora ainda mais cedo, às 17h55.

A queda de temperatura é provocada por uma massa de ar polar que chegou pelo Sul do Brasil na segunda-feira (25) vai reduzir as temperaturas durante esta semana em uma área extensa do país. Segundo a MetSul Meteorologia, o frio vai ser mais intenso na Região Sul, mas também deve atingir o Sudeste, o Centro-Oeste e parte do Norte brasileiro.

Confira abaixo a previsão do Instituo nacional de Meteorologia para a cidade nos próximos dias:

As baixas temperaturas devem se intensificar progressivamente ao longo da semana e atingirão o auge na quinta e na sexta-feira (28 e 29), quando o frio poderá chegar a -3ºC na Serra Gaúcha. Nos três estados do Sul – Rio Grande do Sul, Santa Cataria e Paraná – está prevista a ocorrência de geada (orvalho congelado).

A quebra na sequência de dias quentes e secos, no entanto, não deve ser suficiente para evitar que o mês de abril atinja o recorde de calor e de estiagem.

De acordo com Villela, até agora o mês de abril acumula 20 dias com temperatura acima dos 30 ºC, fenômeno que não ocorria desde 1987. “Existia uma alta pressão [na atmosfera] impedindo que a frente fria avançasse para o Sudeste”, justificou ele.