Esportes

Força Nacional mapeia segurança da região para Tocha Olímpica

Força Nacional mapeia segurança da região para Tocha Olímpica

Representantes da Força Nacional, uma tropa de elite formada por policiais civis, militares e peritos de diferentes pontos do país, já passaram por Marília, inclusive em encontros com autoridades, para mapeamento de segurança da tocha olímpica e dos seus condutores na cidade. A avaliação envolveu ainda todas as cidades da região por onde a tocha vai passar, incluindo os trechos de rodovia.

Agentes da Força Nacional farão pessoalmente a proteção da tocha e condutores. Equipes de órgãos locais, como polícia civil ou federal, guardas civis e polícia rodoviária vão atuar na proteção do perímetro e espaços públicos de circulação.

A Tocha Olímpica deve chegar a Marília no dia 28 de junho depois de passar por Paraguaçu Paulista vinda de Presidente Prudente. Daqui segue para Assis. Os nomes dos condutores em cada trecho ainda não foram divulgados.

Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos estados. É formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos Estados, que passam por um rigoroso treinamento no Batalhão de Pronta Resposta.

A passagem da Tocha terá como ponto oficial de partida em Marília o cruzamento da Avenida Rio Branco com a a rua Tupã. O percurso será encerrado na Praça Maria Izabel, onde haverá uma solenidade especial.

Feita de alumínio e resina reciclada, a tocha olímpica de 2016 pesa pouco mais de 1 kg e tem 63,5 cm de altura quando fechada, e 69 cm quando expandida. Seu formato triangular é feito para representar os três valores olímpicos – respeito, excelência e amizade – enquanto as seções expandidas que parecem flutuar simbolizam o esforço atlético dos competidores.