O Projeto Amor de Criança, mantido pela Universidade de Marília, Hospital Beneficente Unimar e Unesp (Universidade Estadual Paulista) com apoio da Prefeitura e Ministério Público está entre os finalistas do IV Prêmio República de Valorização do MPF definidos pela Comissão Julgadora na última semana.
Inscrito na categoria Constitucional e Infraconstitucional pelo procurador da república, Jefferson Aparecido Dias, o Projeto assiste 80 crianças com diagnóstico de encefalopatia crônica infantil não progressiva, mais conhecida como paralisia cerebral, que necessitam de uma série de cuidados multidisciplinares.
Além da atuação dos profissionais de saúde, o projeto conta com o suporte do Ministério Público para a adoção de medidas extrajudiciais e judiciais com o objetivo de garantir o atendimento prioritário às crianças e adolescentes no Sistema Único de Saúde (SUS).
As crianças e adolescentes são atendidos duas vezes por mês em ambulatório da Universidade, ocasião em que são verificadas suas necessidades, inclusive no âmbito jurídico. Além disso, são realizadas visitas periódicas às famílias dos pacientes para identificar as necessidades de atuação do órgão visando garantir os direitos dos pacientes e familiares.
Para o procurador Jefferson Aparecido Dias é uma honra ter o projeto entre os melhores projetos do Brasil. “O Amor de Criança tem prestado uma assistência relevante a essas pessoas e o trabalho está sendo reconhecido. Estamos orgulhosos, inclusive por sermos finalistas de um prêmio desta magnitude cujo, em outra categoria, estão os profissionais que atuam nas ações da operação Lava Jato”, explica ele.
Devido à qualidade dos trabalhos, o debate foi intenso até a escolha do primeiro colocado de cada categoria, das menções honrosas e do grande prêmio especial desta edição. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia de premiação a ser realizada no dia 10 de maio, em Brasília (DF). Todos os finalistas receberão certificado de participação.
O IV Prêmio República recebeu 81 inscrições nas 11 categorias, sendo nove destinadas a iniciativas de membros do Ministério Público Federal, uma para jornalistas e outra para projetos de responsabilidade social.
Os vencedores participarão de um jantar oferecido pela ANPR para comemorar a vitória e a parceria entre os entes que se dedicam à promoção da Justiça e à defesa do Estado Democrático de Direito.