Nacional

Serviço de resgates monta grupos na região e busca voluntários

Sicoe durante atividades na região: buscas ganham, destacamento regional – Reprodução
Sicoe durante atividades na região: buscas ganham, destacamento regional – Reprodução

O serviço de buscas e resgates realizado por dezenas de voluntários em Marília, que virou uma referência para outras cidades, passará a ter destacamento regional, com grupos distribuídos por cidades próximas a Marília.

Oriente e Pompéia, com contatos mais avançados, podem ser as primeiras cidades a contar com o modelo de atendimento, que atua com suporte a serviços oficiais da polícia e bombeiros.

O atendimento será feito a partir do modelo do Sicoe (Sistema Integrado de Comando e Operação em Emergência), também conhecido como Anjos da Guarda, que existe desde 1992.  O grupo oferece serviços de buscas a desaparecidos, salvamentos e atendimento em locais de aglomerações de pessoas e serviços de ambulância.

O trabalho envolve treinamento em resgate, atendimento em situações de segurança, uso de equipamentos para acesso a pontos mais difíceis, como matas e vales. O trabalho é todo voluntário, realizado com suporte de convênios e eventuais patrocínios, como a doação de veículos.

Segundo o coordenador do grupo em Marilia, Cláudio Schlic, os novos voluntários vão receber orientação e acompanhamento do Sicoe.

“O objetivo é que cada cidade da região tenha pessoas e voluntários do Destacamento Regional. Assim que a gente fechar em cada cidade número mínimo de representantes vamos indicar coordenadores e criar um padrão regional de trabalho e atendimento”, explica.

Schlic explica que a medida permite unificar e simplificar atendimento a ocorrências, além de acelerar atendimento em toda a região, que envolve atendimento até em Tupã ou Bauru.

Os interessados em integrar os grupos regionais podem entrar em contato com o coordenador pelo telefone 14 99772-0318