Nacional

Padre que atuou em Marília é nomeado bispo pelo Papa

Padre Arnaldo Carvalheiro, bispo adjunto de Itupeva – Divulgação
Padre Arnaldo Carvalheiro, bispo adjunto de Itupeva – Divulgação

Na manhã de ontem, dia 4, o Papa Francisco nomeou o padre Arnaldo Carvalheiro Neto como bispo coadjutor da diocese de Itapeva (SP). A notícia foi divulgada nas primeiras horas da quarta-feira no site oficial do Vaticano e é uma notícia para alegrar muitos fiéis católicos em Marília: Carvalkheiro atuou na cidade por seis anos, entre 2008 e 2014.

O pároco foi diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (Itra). Seu trabalho foi acompanhar os candidatos ao sacerdócio da Província Eclesiástica de Botucatu que residem em casas de formação (seminaristas das dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Marília e Presidente Prudente).

Atualmente, é pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Gabriel Monteiro (SP). No ofício episcopal, como coadjutor sua função será a ajudar o bispo de Itapeva, dom José Moreira de Melo e, em caso de necessidade, substituí-lo imediatamente.

Carvalheiro diz ter ficado assustado com a ligação do Núncio Apostólico (bispo representante do Papa no país), pelo peso da responsabilidade. “Foi uma grande surpresa porque, de fato, eu não esperava a indicação para o episcopado. Num primeiro momento, pedi ao Núncio um tempo maior de discernimento e, com muita oração, deixei cair minhas resistências e senti uma grande paz”.

O futuro bispo explicou que, do primeiro contato feito pela Nunciatura Apostólica até a divulgação da notícia, muitos sinais confirmaram sua nomeação: “Deus foi muito generoso comigo. Foi um tempo de muita luta interna, mas também de muita alegria”.

“A vocação de todos os batizados é servir a Deus. Que todos nós tenhamos a mesma disposição de Maria para servirmos com alegria e, confiando em Jesus, dar o nosso sim. Ele (Deus) nos fortalece e nos concede todas as graças que necessitamos para nos dedicarmos à missão confiada. Vale a pena responder sim”, concluiu.

A ordenação episcopal de Arnaldo Carvalheiro Neto está marcada para o dia 17 de julho, às 15h, em Araçatuba (SP), com local a ser definido. Sua apresentação como bispo coadjutor será na Catedral de Itapeva em 24 de julho.

Do clero de Araçatuba, o sacerdote é natural da capital paulista, Carvalheiro possui graduação em Filosofia e em Teologia com mestrado na área de Pastoral Couseling pela Loyola University, de Chicago, nos Estados Unidos. O futuro bispo tem especialização em Direção Espiritual pelo Institute for Spiritual Leadership, também de Chicago, e em Capelania Hospitalar pela Mater Misericordie Hospital, de Dublin, na Irlanda.