Nacional

Dilma é notificada e faz pronunciamento na saída do Palácio

Dilma é notificada e faz pronunciamento na saída do Palácio

A presidenta Dilma Rousseff foi notificada há pouco no Palácio do Planalto pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO) de seu afastamento do cargo após a proclamação do resultado da votação da admissibilidade do processo de impeachment no Senado.

O Palácio do Planalto preparou uma cerimônia no gabinete presidencial, no terceiro andar do prédio, onde Dilma recebe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, autoridades e personalidades aliadas para assinar a notificação, entregue pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado.

Antes de deixar o Palácio do Planalto, seu local de trabalho, Dilma fará uma declaração à imprensa. No mesmo horário, um vídeo gravado pela presidenta será divulgado nas redes sociais da Presidência da República.

Em discurso, Dilma lembrou que foi eleita com 54 milhões de votos. “É nessa condição que me dirijo a vocês neste momento decisivo…O que está em jogo nao é apenas o meu mandato. O que está em jogo é o respeito às urnas, à vontade do povo brasileiro e à Constituição. O que está em jogo são as conquistas dos últimos 13 anos. Os ganhos das pessoas mais pobres e da classe média”.

Dilma lembrou valorização do salário mínimo, acesso á faculdade, construção de casas do Minha Casa Minha Vida e o pré-sal. “O que está em jogo é o futuro do Brasil, a oportunidade e a esperança de avançar sempre mais. Diante da decisão do Senadoi quero mais uma vez esclarecer os fatos e dneunciar os riscos para o país de um impeachment fraudulento, um verdadeiro golpe.”

Do lado de fora do palácio, movimentos sociais que apoiam o governo fazem nova manifestação contra o impeachment. Após os atos, Dilma seguirá, de carro, até o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, a poucos quilômetros do Planalto, onde vai permanecer durante o tempo em que deve ficar afastada.