Culinária

Encontro mostra melhor da alta gastronomia e vinhos na cidade

Encontro mostra melhor da alta gastronomia e vinhos na cidade

O Bella Cucina fez de novo. Vinhos com o melhor da produção argentina, cardápio da mais pura alta gastronomia e um público seleto para uma noite de degustação e comemoração. E o melhor: cardápio e ambiente seguem aí à disposição para mostrar que a cidade não deve nada a centro nenhum do país em culinária.

A Noite Enogastronômica do restaurante apresentou a convidados quatro rótulos Las Moras, uma vinícola relativamente nova e que conquista o mercado brasileiro. Está na variada carta de vinhos do Bella Cucina e há quatro anos os vinhos circulam no Brasil com o suporte da Enoteca Decanter, e a unidade de Marilia foi parceira do evento e oferece os vinhos na cidade.

A apresentação trouxe para a cidade o gerente de exportação da marca, Carlos Antonio Timoner e permitiu harmonizar um cardápio especial desenvolvido pelo chef Henrique Brandão. Sorte de quem foi.

A degustação começa com um vinho branco refrescante mas de sabor marcante, o Pacha-Mama Torrentés, com uvas de vale a 650m do nível do mar, onde a vinícola investe em produção orgânica.

Foi perfeito para abrir o paladar para a entrada, uma salada ceaser na entrada servida em uma cesta de provolone.


Entrecote com arroz selvagem, a estrela da gastronomia na noite

A apresentação seguiu para o Reserva Malbec, tinto encorpado, nobre, produção de um segundo vale, mais alto, onde as uvas aproveitam mais uma variação climática e o preprao final do envolve maior ganha prazo de descanso em tonéis de madeira.

Chega o prato principal. Entrecote ao ponto acompanhado por arroz selvagem e molho. O suco da carne dá o toque final ao prato.

Vinhos da Finca Las Moras, argentina, na medida certa para harmonizar com as estrelas da gastronomia na noite

Vem a terceira taça e o Las Moras Black Label Cabernet, de coloração rubi intensa, desenho e de aromas marcantes.  Um vinho de quase três anos de descanso, madeira,  perfeito para harmonizar com o cardápio especial da noite,

E para encerrar o Grand Syrah, uma mistura de blends de três vales onde a Las Moras produz suas uvas.

O chefe Henrique serve a sobremesa, criação da casa: sorvete de paçoquinha sobre uma cama de brigadeiro de Nutella, em toque de colher, ainda quente. O sorvete derrete de forma lenta. Convidados pedem mais.



Sorvete de paçoca em cama de brigadeiro de Nutella ao ponto de colher


Um pouco mais de todos os vinhos e agora cada convidado e participante escolhe o preferido da noite. A gastronomia é completada pela conversa.

Carlos Timoner explica que a vinícola foi a primeira a desenvolver a produção de alto padrão na região de San Juan, hoje a segunda maior produtora da Argentina. Fala sobre os vales e suas variações de solo e temperatura e lembra a produção orgânica.

“O mercado internacional ainda não valoriza tanto a ideia da produção orgânica, que a Finca Las Moras usa no primeiro vale, mais baixo. com certeza ela continua, tem dados ótimos resultados. E em outros vales temos também o modleo mais tradicional de produção.” 

Conta como isso altera o desenvolvimento das uvas. No vale mais alto, a quase 1.500m do mar, apenas duas vinícolas exploram a produção. Agora tudo isso circula em Marília e quem esteve no Bella Cucina pode dizer como valeu a pena ficar sabendo.