Marília

Prefeitura reajusta contratos de terceirização de limpeza; veja valores

Prefeitura reajusta contratos de terceirização de limpeza; veja valores

A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial desta sexta-feira dois aditivos contratuais para reajustar os valores pagos à empresa Monte Azul pelos serviços de coleta e transporte de lixo e limpeza urbana em Marília. Cada um dos contratos terá correção de 9,5259%.

Com os reajustes, a cidade projeta pagar em contratos anuais R$ 7.266.803,25. É o primeiro reajuste aplicado aos dois contratos, assinados em agosto de 2014 por R$ 6.634.780,68. E é o segundo aditivo ao contrato, que em setembro de 2015 foi prorrogado por mais um ano.

Mas a cidade gasta muito mais com a empresa, responsável pelo polêmico contrato do transbordo de lixo para aterros sanitários da região, coleta, capinação e outros serviços de limpeza. Um levantamento da Matra (Marília Transparente) mostra que só em 2014 a cidade gastou R$ 18,9 milhões com a empresa.

Além disso, a empresa é uma das campeãs em recebimento fora da ordem cronológica exigida por lei e que deveria ser desrespeitda apenas em situações especiais.

A contratação da Monte Azul é uma das principais atividades de terceirização de serviços em Marília e transferiu para a empresa linhas de coleta de lixo que tradicionalmente eram realizadas pela própria cidade com servidores públicos.

As terceirizações são alvos permanentes de críticas da categoria e o fim dos contratos foi uma das reivindicações ignoradas nas duas últimas campanhas salariais os servidores.

Os contratos também provocam polêmica na Câmara, onde repetidos pedidos de informações sobre a terceirização são protocolados por vereadores de oposição