Ensino está de luto em muitas instituições de Marília. Faleceu nesta quinta-feira a professora Maria Amélia Rino, 60, a Amelinha, docente de desenho geométrico e artes, orientadora de estudantes do ensino fundamental a cursos superiores na cidade, herdeira de carisma e vocação do professor Nelson Rino, seu pai.
Amelinha foi professora no Senac, na Unimar, em escolas estaduais e no colégio Interação, onde lecionava desde 1994. Ensinava desenho geométrico e artes, além de estudos especiais em temas específicos das duas áreas para nível universitário
Recebeu diferentes homenagens e medidas de reconhecimento, mas uma das maiores acontece de forma silenciosa nas redes sociais: mensagens e lembranças de alunos.
“Tinha um carisma especial, sempre um sorriso. Muito bem para todo mundo, dedicação que herdou do pai, o professor Nelson Rino, e herdou a disciplina que lecionava também”, disse a coordenadora do ensino fundamental no Interação, professora Lúcia Helena Pavanello Ferrari.
Segundo a coordenadora, era uma professora muito próxima dos alunos, participava de todos os eventos da escola de forma efetiva. Na Unimar foi docente em cursos nas áreas de pedagogia e turismo e participava ainda em orientação de grupos de pesquisa.
“A movimentação em redes sociais de alunos e ex-alunos é muito grande e por essa dimensão a gente conclui a popularidade e a identificação com estes alunos. Por isso a gente mede o carisma”, disse a professora Lúcia Helena.
O velório da professora Amelinha acontece na sala 7 do Velório Municipal e o sepultamento será feito às 16h no Parque das Orquídeas