Nacional

Fazenda da região ocupada pela segunda vez em 20 dias

Fazenda da região ocupada pela segunda vez em 20 dias

A Fazenda Esmeralda, em Duartina, foi ocupada na madrugada desta segunda-feira (23) pela segunda vez em menos de 20 dias. O ato envolve trabalhadores sem-terra e outros movimentos sociais. 

Três ônibus e aproximadamente cem carros teriam disso usados no transporte de integrantes da chamada Frente Nacional de Lutas. A Fazenda, que já foi ocupada entre os dias 9 e 15 de maio, pertenceria ao presidente interino Michel Temer, segundo  os manifestantes. A assessoria de Temer nega.

Os ocupantes, cerca de 900 pessoas vindas de diferentes regiões do Estado, pedem o adiantamento da reforma agrária no estado e uma audiência com o Incra de Brasília em Bauru.

Na primeira ocupação, os manifestantes diziam “denunciar as conspirações golpistas de Temer, muitas vezes articuladas de dentro da propriedade”.

A Argeplan, uma empresa de Arquitetura e Engenharia com sede em São Paulo, proprietária oficial da área, conseguiu ordem de reintegração com previsão de multa diária de R$ 5 mil em caso de nova ocupação. Mas a multa só vale para o grupo responsável pela primeira ocupação.

A fazenda tem cerca de 1,5 mil hectares e fica entre os municípios de Duartina, Fernão, Gália e Lucianópolis. É usada para plantio de madeira para extração.