A “Esquadrilha da Fumaça” volta a Marília após quase sete anos para uma grande apresentação de demonstrações aéreas. Os aviões devem estar na cidade no final da tarde desta sexta-feira, por volta de 16h. O show está marcado para este sábado, também às 16h. O evento poderá ser acompanhado de perto pela população na área interna do Aeroporto Estadual de Marília “Frank Miloye Milenkovich”.
Segunda esquadrilha mais antiga do mundo no gênero, a equipe brasileira já realizou 3.700 demonstrações no Brasil e em 21 países. A partir de 2015 passou a usar novo avião, mais potente.
Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica, e as manobras são realizadas ora com os sete aviões, ora com quatro, ora com três e ora com um avião, o Isolado.
Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio para o transporte de equipe e material. A demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.
A demonstração com o A-29 Super Tucano procurou seguir a sequência de manobras que eram realizadas com o avião anterior, o T-27 Tucano, fazendo as adequações necessárias devido ao fato de a aeronave ser mais potente e apresentar maior capacidade operacional.
A Fumaça também voltou, agora com produto ecologicamente correto, baseado no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente. Duas manobras que não estavam mais sendo executadas pelo T-27 – Lancevaque e Chumbóide – também serão destaques. São acrobacias que provocam reações como “cambalhotas no ar”. No caso do Lancevaque, os giros são em queda vertical, enquanto que o Chumboide tem manobras horizontais.
Além dos aviões, o show vai contar com infláveis e camas elásticas para a diversão das crianças, e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce