Marília

Obra ameaça raizes de ipê plantado por príncipe em Marília

Obra tem escavação e poste ao lado de ipê histórico – reprodução
Obra tem escavação e poste ao lado de ipê histórico – reprodução

Quase 60 anos depois de ser plantado em frente ao Paço Municipal de Marília, um ipê plantado por um príncipe entrou na rota de obras de reforma do espaço e deve ganhar companhia de um poste.

A obra, que vai mudar um espaço diferenciado de jardim já teve perfurações bem ao lado da árvore com ameaça às raízes do ipê, que nos dia 22 de junho completará 58 anos de plantio.

Foi colocado ali pelo príncipe Mikasa-no-mya, quarto filho do imperador Taisho, do Japão,  em uma histórica visita a Marília em 1958. A visita celebrou o cinquentenário da imigração japonesa no Brasil.

Acervo Comissão de Registros Históricos/Câmara de Marília

Príncipe Mikasa durante cerimônia de formação do jardim em comemoração ao cinquentenário da imigração japonesa

O ipê foi parte de um pacote de medidas para eternizarr o momento. Uma placa de bronze foi afixada em uma pedra no jardim com os dizeres “Cinquentenário da Imigração japonesa” 1908-1958, jardim inaugurado por Sua Alteza Imperial, o Príncipe Mikasa e doado pela laboriosa colônia japonesa”.

O caso foi denunciado nas redes sociais pelo advogado Alexandre Cerqueira César e pelo contabilista Orisvaldo Quiquinato. O Giro encaminhou à Prefeitura pedido de informações sobre a obra, eventual existência d elaudo sobre cuidados com a raiz do ipê, mas não recebeu respostas