Nacional

Acordão na Câmara prevê reajuste a servidores federais

Acordão na Câmara prevê reajuste a servidores federais

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para a tramitação de 12 projetos que reajustam a remuneração de várias categorias dos poderes Executivo e Legislativo, de magistrados, desembargadores e ministros de tribunais superiores. O plenário da Casa tentará votar os projetos ainda hoje, após a votação da proposta de emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU).

Pelo acordo, os servidores do Executivo terão reajuste de 5,5% em 2016 a partir de agosto, mas os índices variam e podem chegar perto de 50%. O impacto do reajuste passa dos R$ 4 bilhões

 As propostas beneficiam defensores públicos, advogados da União, militares, servidores do Senado, da Câmara, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica e de agências reguladoras.

Para o Ministério do Planejamento, o impacto de R$ 4,23 bilhões dos reajustes dos servidores federais estava previsto no Orçamento Geral da União. Em nota, a pasta ressaltou que a aprovação dos projetos de lei sobre o tema não elevará os gastos públicos além do previsto.