Marília

Encontro no TRT discute crise da Justiça Trabalhista; Fórum pode até fechar

Comitiva da OAB durante encontro no TRT em Campinas – Divulgação
Comitiva da OAB durante encontro no TRT em Campinas – Divulgação

Uma comitiva da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Marília esteve nesta quarta-feira na sede do TRT 15 (Tribunal regional do Trabalho) em Campinas para discutir a crise do Fórum, do Trabalho na cidade, que atravessa dificuldades por corte de verbas para manutenção dos serviços.

O encontro ainda não apontou soluções. O TRT espera alterações nos programas de cortes do orçamento para definir retomada de repasses aos fórums nas cidades.

Além de cortes, que reduziram recursos para manutenção e investimentos em sistemas eletrônicos da corte, a Justiça Trabalhista sofre com falta aumento no volume de ações em tramitação. Não está descartado fechamento ou redução de atividades do fórum trabalhista em Marília,

A previsão é que a crise do judiciário trabalhista exploda em agosto. O problema já havia provocado uma reunião em Marília com a direção local do fórum.

A justiça da Trabalhista foi um dos segmentos mais atingidos pelos cortes no orçamento, com perda de 30% dos recursos, apesar do aumento de serviços e atividades, que consome, entre outros gastos, a manutenção dos sistemas informatizados de consulta, atualização de dados e outros serviços administrativos.

Mas a Justiça trabalhista enfrenta também resistências políticas para rever os cortes, como a pressão de empresas contra as condenações trabalhistas com consequente falta de apoio de deputados identificados com as empresas.

Participaram do encontro o presidente do TRT15, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, o presidente da Subseção, Marlúcio Bomfim Trindade, o vice-presidente, Tércio Spigolon, a presidente da Comissão do Trabalho, Adriana Ferrari, e o presidente da comissão de direitos prerrogativos, João Carlos Pereira.

Acompanhou ainda o encontro, o diretor da Escola Judicial da Corte,  desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Gioradani.