O empresário e professor universitário Elvis Fusco, presidente da Associação das empresas de Tecnologia da Informação e coordenador no Univem, entregou nesta sexta-feira em São Paulo o pré-projeto de implantação do Parque tecnológico de Marília, um programa de investimentos públicos e privados para detonar nova vocação econômica na cidade.
A apresentação do projeto já permite que a Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia autorize repasses de recursos para financiar a implantação do parque na cidade.
Significa investir em áreas físicas, prédios e suporte para atração e desenvolvimento de empresas na área de tecnologia e inovação que vão gerar empregos, arrecadação e negócios inclusive com atendimento a distância em empresas de diferentes pontos do mapa.
O pré-projeto apresenta estudos relativos às atividades do Parque, cronograma de execução, competências e parceiros do projeto, que envolve faculdades, empresas, prefeitura, profissionais e pesquisadores.
A cidade já é oficialmente reconhecida como polo de inovação por seu volume de empresas, estruturas de laboratórios, pesquisas e desenvolvimento de ideias e projetos de investimentos e soluções.
A implantação do parque representa o passo seguinte neste processo e transforma Marília definitivamente em um centro de atração de empresas para atuar ou usar serviços de inovação.
Podem ser grandes grupos desenvolvendo novos sistemas de informática ou médias e pequenas empresas em busca de apoio para gestão ou equipamentos e até que precisem desenvolver peças, ferramentas ou outras formas de suporte.
Um resultado que envolve também fatores regionais, como crescimento de Garça e Pompéia como centros empresariais.
Um dos degraus para a evolução desta vocação foi a implantação do Centro Incubador de Empresas de Tecnologia, uma parceria do Univem, que mantém diferentes cursos e laboratórios na área, com a prefeitura e novos empreendedores.