Ontem (14/06), o José Roberto Malia em seu tweetar @MaliaESPN escreveu. “ Brasil mostra sua cara: um país sem vergonha, sem escrúpulos, sem educação, sem segurança e sem futebol”. Malia o homem por trás do Sugismundo Freud que tanto público na minha rede social, é um dos melhores jornalistas que conheço e admiro, é esquerdista e se não mudou de opinião política também é petista. Vou aproveitar a deixa que ele deu em seu tweeter e discorrer sobre o seu pensamento.
O Brasil, mesmo antes do afastamento da presidente Dilma já vinha mostrando a sua cara e é realmente a cara da corrupção, mas, há que se ressaltar que nunca antes na história desse país se investigou e prendeu tanto, e isso sob o governo do PT. Portanto, se serão presos mais políticos, empresários, donos e diretores de empresas é outra coisa. Ainda irá ocorrer muitas outras delações e a tendência é que a coisa piore. Já vimos que não há escrúpulos para a maioria dos políticos quando se trata de governabilidade.
A educação no Brasil vai de mal a pior e ainda o ministro da educação recebeu o tal Frota. Uma afronta aos educadores e funcionários que tentam dar algum conhecimento a esse povo tão sofrido. E o que falar da educação no mais rico Estado da União, SP, que tem o PSDB há mais de 20 anos no seu comando e continua maltratando os professores com salas superlotadas, alunos indisciplinados e ganhando um salário miserável. Sem falar da máfia da merenda.
A segurança também vai de mal a pior, há violência, roubos, tráficos de drogas e de armas por todos os lados. No RJ, só nessa semana já foram mortos três policias e o que falar da polícia de SP, uma das mais violentas do mundo. Há que se ter um novo plano de segurança nacional. Mais investimento nas forças de segurança para que os seus funcionários realmente possam realizar seus trabalhos como a sociedade merece.
Agora, a principal esperança vem do futebol. Todo mundo sabe que CBF é um lixo de instituição, reflexo da crise do futebol cheio de ladrões, corruptos e incompetentes. Terem chamado o Dunga após o 7×1 foi um absurdo sem tamanho. Agora, após outro vexame de cair para o Peru ainda na primeira fase da Copa América foi o fundo do poço. Ainda bem que chamaram o Tite. Ele não faz milagre, porém, esse será o primeiro passo para um futuro melhor no nosso futebol.