Marília

Produtos típicos de festas juninas vendem até 15% a mais

Produtos típicos de festas juninas vendem até 15% a mais

Alimentos e bebidas que compõem diretamente o cardápio das festas juninas, como amendoim, milho para pipoca, canjica, milho, quentão, vinho quente e pinhão, terão um aumento nas vendas na faixa de 10% a 15%, segundo projeção da Associação Paulista de Supermercados. 

Em Marília o resultado é ainda mais comemorado em função do aumento de vendas para indústria de alimentos diretamente relacionados às festas juninas. Produção de doces e confeitos típicos é uma das tradições em diferentes indústrias da cidade e região.

Em relação aos preços, há também uma projeção de aumento: Vinho: 16,46%, Refrigerante: 14,16%, Milho: 5,55%, Frutas: 34,89%. 

O gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, disse que o efeito sazonal causado pelas festas juninas também contribui para o bom desempenho do setor em relação a outros produtos.

“Um fluxo maior consumidores nas lojas impulsiona a comercialização de outros produtos, como carnes, queijos e bebidas em geral”, exemplifica.

O economista orienta lojas a investir em decoração atrativa e a criatividade na exposição dos produtos para intensificam o clima festivo da data e proporcionam um ambiente favorável para a realização das compras.

Rodrigo Mariano não desconsidera o fato do atual momento econômico inibir os consumidores de modo geral, mas, mesmo num cenário de vendas em desaceleração com relação aos anos anteriores, o economista da APAS acredita que deve haver crescimento nas vendas no período que compreende as festas juninas.

APAS Marília

Em 2015, a região de Marilia foi responsável por 1,7% do faturamento do setor supermercadista no estado, o que equivale a aproximadamente R$ 1,6 bilhões. Aqui, o setor emprega, aproximadamente, 9 mil colaboradores. E assim, o setor desponta como uma das principais atividades do comércio e do PIB da região. Só na cidade de Marilia o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 500 milhões, o que equivale a 30% da região e 0,50% do faturamento de todo o estado de São Paulo.