Nacional

Acusado de executar delegado está preso em São Paulo

Acusado de executar delegado está preso em São Paulo

Abner Saulo de Oliveira Calixto, 16 anos, apontado como acusado de matar o delegado Guerino Solfa Neto no último sábado, entregou-se à polícia em São Paulo agora há pouco na capital.

Abner se apresentou em uma delegacia e será transferido para o Deic (Departamento de Investigações Criminais) segundo informações divulgadas pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto. A exspectativa é que seu depoimento dê esclarecimentos sobre forma do crime, motivação e eventual participação de outras pessoas.

Ele foi identificado como suspeito na segunda-feira e dirigia o carro do delegado em Capão Bonito, na grande São Paulo, Uma operação estadual procurava o suspeito. Também na segunda o delegado recebeu homenagens em todo o Estado.

O crime aconteceu quando Guerino deixava uma festa Rio Preto. O delegado foi morto amarrado. Segundo o jornal, a perícia identificou dois tiros à queima roupa, de cima para baixo, na nuca do delegado.

A polícia suspeita que Abner decidiu matar o delegado depois de encontrar a carteira funcional e identificar Guerino como delegado.

Abner estava em “saidinha temporária” enquanto cumpria pena por acusações de roubo e interceptação de veículos. Deixou a cadeia na sexta-feira, dia 24, e cometeu o crime um dia depois.

O delegado Guerino comandava equipe especial de investigações em Ribeirão Preto e era responsável por operações que desmantelaram quadrilhas de traficantes e ladrões de banco. Mas não indicações oficiais de que o crime tenha sido retaliação.