Culinária

Marília lança festival gastronômico com novidades, ação social e prêmios

Marília lança festival gastronômico com novidades, ação social e prêmios

A capital das fábricas de alimentos será também centro de alta gastronomia por 45 dias, com direito a pratos requintados em sabor, visual, ação social e sorte para quem comprar. A quarta edição do Festival Gastronômico de Marília foi lançada na manhã desta quarta-feira com 15 restaurantes, autoridades e muita homenagem ao passado e memórias da cidade.

A venda dos pratos especiais nos restaurantes vai render doação de recursos para duas entidades assistenciais – Juventude Católica e o Restaurante Infantil – e vale prêmios para consumidores e até garçons.

Os pratos são vendidos a preços únicos de R$ 38, dos quais R$ 4 são transferidos para as entidades. O público concorre a uma viagem para Campos do Jordão. Entre os restaurantes, nenhuma competição. Só um trabalho conjunto para divulgar a gastronomia, turismo de lazer e as opções de restaurantes na cidade.

E além de 15 pratos inovadores, há mudanças na organização e suporte na cidade. O Festival ganha personagens especiais, inspirados na culinária: Bacon Maloca, Brócolis Fit, Tomate Cheguei, Pimentão Alucinado e Cenoura Atala vão dar decoração e uma cara especial ao evento e ajudar a promover o festival.

Ações promocionais em cidades na região vão ajudar a atrair público. O Marília Convention & Visitors Bureau, que organiza o evento com o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes espera ampliar público regional e embalar festival com as apresentações no recém reinaugurado teatro municipal.

O apoio de empresas já oferece inovações. A Comasa, concessionários Volks em Marília, Pompéia e Assis, vai dar vouchers para jantar na venda de carros 0km, em promoção casada com ofertas da Volks e da própria concessionária.

Outra inovação e a cobertura de imagens com possibilidade de tour 360º por todos os restaurantes participantes e pelos principais eventos ligados ao festival, inclusive o lançamento desta quarta. As imagens serão disponibilizadas na página oficial da Agência HAS360-AQUI, responspável pela captação e produção das imagens e também em uma página especial criada para o festival, AQUI

“O sentimento que eu tenho é que quando você tem sociedade organizadas você cria ambientes como esse e não tem como  dar errado. É um setor de economia criativa, uma forma de divulgar coisas boas da cidade, turismo gastronômico, com um viés social. Turismo gastronômico é um fomento para economia e a gente fica feliz de ver a organização”, disse o prefeito Vinícius Camarinha no evento.

O reitor da Unimar, empresário Márcio Mesquita serva, é um dos homenageados do anos e empresta o nome a um prato do restaurante Bella Cucina. Agradeceu e elogiou o festival. “Eu agradeço a atenção e me sinto honrado pelo nome ser lembrado, isso é ótimo para a gente. Isso só nos incentiva”, disse o reitor.

Márcio Serva disse que a cidade é um polo regional, lembrou que a Unimar contribui com isso pela atração de alunos e prometeu ajudar na promoção do evento. “Isso soma e cada vez mais cria outros eventos, outras atrações no comércio e para a população de Marília.”

Presidente do Marília Convention Bureau, o chef e empresário Carlos Alberto Lopes Pinto, disse que o evento se aperfeiçoa e melhora a cada ano. “O público cria uma expectativa positiva sobre o festival. Apesar de tudo o que o país está passando há uma expectativa positiva e com certeza vai ser melhor que os outros anos.”


O empresário Sinval Gruppo, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, disse que o evento foi considerado modelo pela federação estadual pela forma de organização, investimeno social e promoção sem competição entre as empresas.

O chef Henrique Brandão, que assina o cardápio do Bella Cucina, lembrou a evolução nos anos anteriores e o impacto social do evento. “Ano passado, apesar da crise, já teve aí um aumento. E traz publico de fora, melhora turismo, movimenta a cidade, restaurantes e hotéis, fora que a gente esta ajudando as instituições”, explicou.

Nos três anos anteriores, o festival passou de 7.500 pratos vendidos e transferiu mais de R$ 27 mil para seis entidades – duas a cada ano. A expectativa é que os números continuem em evolução em 2016.