Marília

Marília assina convênio para criar Plano Diretor de Turismo

Representantes da prefeitura, faculdades e empresas assinam convênio para produzir plano – Alê custódio
Representantes da prefeitura, faculdades e empresas assinam convênio para produzir plano – Alê custódio

Convênio assinado nesta quarta-feira lançou em Marília um grupo de trabalho que vai produzir nos próximos dias uma minuta de projeto para o Plano Diretor do Turismo em Marília. O trabalho envolve empresas ligadas ao setor, como hotéis e restaurantes, técnicos da Unimar  e prefeitura e conselho municipal de turismo.

A ideia é desenvolver uma legislação que permita políticas de incentivo ao turismo na cidade, especialmente ligado a negócios e eventos científicos, como congressos e simpósios nas universidades.

A assinatura contou com a participação do prefeito Vinícius Camarinha, a pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, o presidente do Marília Convention & Visitors Bureau, Carlos Alberto Lopes Pinto, e do Sindicato de Hotéis, Sinval Gruppo, entre outras autoridades.

Segundo o gerente executivo do bureau, Gilberto Rossi, a implantação do plano diretor pode permitir, por exemplo, o reconhecimento de Marília como um MIT (Município de Interesse Turístico), com acesso a repasses e investimentos estaduais.

O convênio foi assinado durante lançamento do festival gastronômico, atividade do Bureau que une restaurantes e atrai público regional. Rossi, que foi o mestre de cerimônia do evento, destacou potencial de turismo na cidade.

“Marília registra média de 600 visitantes por dia, 800 em situações de pico, nos hotéis da cidade. Um público que vem para negócios, eventos corporativos, encontros científicos e também para turismo de lazer”, disse.

“É um sonho antigo que estamos dando encaminhamento para elaborar enquanto parceiros este plano, que ajudara a pleitear condição de MIT”, disse o secretário de Desenvolvimento, Cássio Luiz Pinto.

Segundo Gilberto Rossi, o modelo de atração de visitantes em Marília envolve 54 atividades econômicas e há uma relação de investimentos que podem ampliar esta atração e ainda melhorar a relação com este público, como estrutura de aeroporto, terminais de ônibus, serviços de transporte, informações e mais.