Marília

Marina Betti Cezar é homenageada com "escola mais bonita da cidade"

Alessandro, o filho, e Valdyr Cezar, o marido, durante a inauguração – Rogério Martinez
Alessandro, o filho, e Valdyr Cezar, o marido, durante a inauguração – Rogério Martinez

A memória da educadora Marina Betti Cezar está desde ontem gravada na “escola mais bonita” entre as 57 unidades da rede pública municipal. A Emei que leva o nome da educadora foi inaugurada com dança de alunos, autoridades e os “palhaços” da chácara O Circo, grupo que virou referência em atividades comunitárias em Marília e foi criado na casa de Marina, por ela e seu marido Valdyr Cezar.

Valdyr, o filho Alessandro  e a neta, Mariana, representaram a família na solenidade. Alessandro leu uma mensagem em que ressaltou a atuação de Marina em projetos comunitários.

“Não media esforços para fazer o bem e sempre estava à disposição para isso. Sempre acreditou na educação, sempre lutou pela educação e acreditava que a educação seria o caminho para fazer um país melhor.”

Valdyr Cezar, que por muitos anos comandou o setor de planejamento urbano, projetos e obras da cidade, disse que como marido não poderia imaginar uma homenagem melhor.

“Tudo o que se fez nesta homenagem para mim é coisa inédita, de tudo o que vive e um momento inédito. E quanto à escola não há o que dizer, não existe nada parecido, nada neste padrão em Marília ou região. Está tudo maravilhoso.”

Marina Betti Cezar foi esportista, pedagoga, coordenadora do programa de merenda escolar e um ativista apaixonada em diferentes projetos sociais da cidade. Com o Circo, levou voluntários para diferentes atividades nesta área, especialmente o lançamento da Feira da Fraternidade, nos anos 70.

Abriu sua casa para o grupo, que faz reuniões semanais aos domingos, e mesmo já em tratamento de saúde nunca permitiu suspensão das atividades. Faleceu em 2013. A escola que traz seu nome tem também sua foto e uma placa comemorativa. E muitos amigos para lembrar contar a historia e valorizar a homenagem.
[movie_id#304]

A festa reuniu vários deles e contou com apresentações de dança feitas por alunos da rede municipal.

A escola traz para Marília investimento e padrão de planta do governo federal. Iniciada em 2007, a obra ficou parada por anos, até a prefeitura conseguir resgatar financiamento e retomar os trabalhos. Virou um prédio modelo.

Em diferente em dimensões, material usado, espaço verde, gramado, opções de playground, brinquedos, acomodações e segurança.

Foi entregue com diferentes equipamentos de lazer, área de berçário com opções em  estrutura de descanso, higiene e alimentação. A estrutura administrativa também acompanha novo padrão.  Até uma pequena arena de apresentações foi implantada.

A nova escola representa investimento de R$ 2,2 milhões, capacitada para atender crianças de seis meses a cinco anos e receber até 250 alunos. A Emei fica no Jardim Califórnia, na zona oeste da cidade.

[movie_id#305]