A Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília) vai iniciar mais uma operação de retirada de veículos abandonados do perímetro urbano do município.
Levantamento feito pela empresa já identificou 80 veículos em mau estado de conservação espalhados em vários bairros da cidade. Nos próximos dias será assinado convênio para guarda dos veículos e carcaças.
“Os proprietários destes veículos estão sendo notificados para que num prazo máximo de 30 dias façam a retirada espontânea dos mesmos”, afirma Marco Antônio Alves Miguel, presidente da Emdurb.
Após o trâmite de todo o processo de remoção do veículo abandonado, o mesmo poderá ser leiloado e os recursos arrecadados servirão para o custeio do programa. “A retirada é uma questão de saúde pública, pois estes veículos se deterioram com as condições climáticas e servem de criadouros para animais peçonhentos – como ratos, baratas, entre outros – e também contribuem para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, ressalta Miguel.
O proprietário do veículo terá prazo e 60 dias – que é o período de trâmite do processo – para regularizar a situação e recolher as taxas cabíveis. Após expirar este prazo, o veículo irá a leilão e a renda obtida com a sua venda deverá ser dividida entre o poder público municipal e o Fundo Especial do Corpo de Bombeiros.