Educação

Aluno da rede pública na região ganha curso de férias nos EUA

Aluno da rede pública na região ganha curso de férias nos EUA

Para Henrique Vaz, aluno da escola estadual Doutor Miguel Priante Calderaro, de Bernardino de Campos, foi um dos 200 estudantes de diferentes países selecionados entre 18 mil inscritos para o concorrido programa Yale Young Global Scholars. Em julho, Henrique participará de um curso de duas semanas sobre “Relações internacionais e segurança”, na renomada universidade norte-americana.

O caminho até a aprovação não foi fácil. O aluno da 3ª série do Ensino Médio precisou comprovar uma lista de pré-requisitos: bom rendimento escolar, conhecimento da língua inglesa, habilidade de comunicação e engajamento social.

Ajudou também o currículo. Em 2015, o estudante participou de outro programa dedicado a liderança juvenil – o Jovem Embaixador da Embaixada Americana. Durante o período de intercâmbio, Henrique visitou escolas públicas e assistiu reuniões e palestras com representantes políticos e ONGs.

Enquanto estiver em Yale, o estudante terá aulas de cibersegurança, intervenções humanitárias, liderança corporativa e geopolítica. A ideia dele é utilizar o tempo para aprofundar o conhecimento em áreas que possui grande interesse, como a própria geopolítica, e conhecer outras localidades e faculdades americanas.

“Estou animado com minha participação no programa, principalmente porque estarei em contato com jovens líderes estudantis provenientes de 115 países. Isso me permitirá uma troca de experiências através de discussões sobre problemáticas sociais, uma área que me interesso muito. Espero amadurecer ideias, fazer amigos do mundo todo com quem eu possa manter contato por toda a vida e assim desenvolver projetos que impactem a sociedade e ser inspirado por jovens tão brilhantes e talentosos”. Quando retornar, Henrique se dedicará a outra maratona: o vestibular. As universidades norte-americanas continuam nos planos.