Sustentável

Polícia resgata 20 aves silvestres e multa criador na região

Policial com pássaro resgatado: espécie em extinção – Divulgação
Policial com pássaro resgatado: espécie em extinção – Divulgação

Policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, destacados no 1º Pelotão de Marília/SP, resgataram 20 pássaros silvestres mantidos cativos de forma ilegal por um criador no bairro Labianópolis, em Garça.

Foram recolhidos pássaros das espécies Azulão, Sabiá Coleira, Coleirinho Papa Capim, Canário da Terra, Tico-Tico-Rei, Bigodinho, Patativa Chorona, Sanhaço do Coqueiro, Saí-Azul, Trinca Ferro, sendo constatadas, também, adulterações em duas anilhas.

O criador responsável pelas aves foi multado em R$ 14.500,00, por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre nativa, sem autorização do órgão ambiental competente.

“Vale lembrar que a ave da espécie Azulão encontra-se ameaçada de extinção de acordo com o Decreto Estadual Nº 60133/14”, diz nota distribuída pela PM de Marília.

Os pássaros passaram por análise veterinária, onde após avaliação, constataram que quinze animais possuíam condições de serem reintroduzidos na natureza, sendo, os demais, depositados temporariamente para readaptação e posterior reintrodução.

O infrator responderá pelo crime ambiental de ter pássaro silvestre em cativeiro, cuja pena é de detenção de seis meses a um ano e multa; e o crime de adulteração de selo público, cuja pena é reclusão, de dois a seis anos, e multa.