Educação

Maringá abre grandes vestibulares com alunos de Marília e até 300 por vaga

Maringá abre grandes vestibulares com alunos de Marília e até 300 por vaga

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) abriu neste domingo o roteiro de grandes vestibulares para quem busca vaga em concurso para 2017 e recebe quase 20 mil candidatos para as provas de inverno. Muitos candidatos de Marília estão nesta lista e viajaram até o Paraná em grupos, carros de família e mesmo de ônibus.

Os estudantes encaram uma distância de quase 300km para tentar aprovação com até 300 candidatos por vaga na disputa por medicina, curso escolhido pela estudante Thayná Lopes, 18, que faz cursinho. Rebeca Carvalho, outra estudante da cidade, fez a viagem de ônibus para tentar uma vaga em economia. Encontraram na cidade amigas e conhecidos de cursinhos.

Todos buscam a mesma combinação de cursos com boa avaliação, em universidades gratuitas e boas cidades para viver. Nos próximos meses os candidatos devem se encontrar na disputa por vagas pelo Enem, vestibulares da USP, Vunesp, PUC e Mackenzie, entre as maiores.

A disputa envolve ainda as principais instituições regionais de ensino, como Unimar, Univem (que anuncia abertura de inscrições), Famema e a Famerp.

O Vestibular de Inverno 2016 da UEM terá 17.505 candidatos, oriundos dos 26 estados brasileiros, disputando 1.470 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação. Em cada curso, turno e campus, 20% das vagas são reservadas ao Sistema de Cotas Sociais adotado pela instituição. 

A grande maioria dos candidatos, 11.914 pessoas, fará as provas em Maringá. Além do campus da UEM, o Vestibular será aplicado na Unicesumar, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Faculdade Cidade Verde e na Feitep (Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional).

Além de Maringá, haverá provas nas cidades de Cianorte (854 candidatos), Campo Mourão (551), Goioerê (237), Ivaiporã (326), Paranavaí (924), Apucarana (1.377), Umuarama (1.246) e Cidade Gaúcha (76).
Medicina, Arquitetura e Urbanismo, e Odontologia são, pela ordem, os cursos mais concorridos, de acordo com levantamento sobre a concorrência divulgado pela CVU. 

Cada vaga do curso de Medicina será disputada por 307.3 candidatos, enquanto que Arquitetura e Urbanismo terá 60.8 candidatos por vaga, e Odontologia 48.8. O quarto curso mais concorrido é Direito (matutino), com 46.3 inscritos por vaga.

Na segunda-feira, os candidatos farão as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Haverá 10 questões de alternativas múltiplas de língua portuguesa, 5 de literaturas em língua portuguesa e 5 questões de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês, de acordo com a opção indicada na ficha de inscrição). Na prova de Redação, os vestibulandos serão solicitados a elaborar a produção de 2 a 4 gêneros textuais.

Encerrando o Vestibular, na terça-feira será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, com 40 questões de alternativas múltiplas, sendo 20 de cada uma das matérias pertinentes ao curso escolhido pelo candidato. Nos três dias, as provas serão aplicadas das 9h às 13h.