A Santa Casa de Marília apresentou nesta quinta-feira os dois “embaixadores” da campanha McDIa Feliz, que arrecada recursos para combate ao câncer em Marília. João, 18, e Gustavo, 13, gravaram um vídeo, com apoio do estudante e músico Bruno Padovani, e participaram de sessão de fotos para divulgar a campanha. (assista o vídeo abaixo)
O estudante João Victor Cervilha Martins, morador no Jardim Marajó em Marília, descobriu há seis meses um tumor maligno na próstata, caso considerado raro nesta faixa etária. Gustavo Ribeiro Estevan, diagnosticado com linfoma aos 13 anos, é outro caso de tratamento divulgado.
“Câncer não é sinônimo de morte. É uma doença que eu tive, mas já estou me livrando dela com a ajuda de muita gente boa que conheci na Santa Casa. E tem mais, se o hospital precisa do McDia Feliz, nós precisamos do hospital, então estamos juntos nessa”, disse João Vitor.
O professor aposentado Djalma Estevam, pai de Gustavo, conta que o filho começou a se queixar de dores nas costas. A primeira suspeita foi de problemas na coluna, mas exames revelaram um linfoma entre os pulmões e o coração.
O garoto desenvolveu ainda, durante a fase inicial do tratamento oncológico, uma variedade de leucemia identificada como Linfoblástica Aguda e chegou a ficar internado em estado grave em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
“Só quem passa por uma experiência como essa pode imaginar a angústia que a gente sente. Mas a certeza de que o Gustavo sairia dali bem nos motivava. Durante todo esse tempo, ele demostrou muita força e isso foi o que nos sustentou”, disse Djalma, ao lado da esposa, Elenice.
Atualmente Gustavo faz quimioterapia e acompanhamento na fase que os médicos chamam de manutenção, apenas para evitar recidivas. “A doença já ficou no passado. Está vencida. Só hoje eu sei o que meus pais e meu irmão passaram. Na época, nem falavam nada para mim, para não piorar. Mas a doença veio para me deixar mais forte. Hoje sou mais que vencedor, como diz a frase na nossa camiseta”, comemora.
João Vitor, tratado na Santa Casa de Marília pela mesma equipe, chegou ao hospital há sete meses. “Só vi meu filho chorando uma única vez. Ele estava com muita dor, mas não foi um choro de desespero, de medo da doença, foi dor física mesmo. Ele está animado o tempo todo e não perde o bom humor. Não para de brincar e fazer a gente dar risada. Pela fé, já consideramos o João totalmente curado”, afirma a mãe, Aparecida Maria Servilha Martins, ao lado do pai, o metalúrgico aposentado Antônio da Silva Martins.
[movie_id#314]
A campanha vai destinar para o hospital arrecadação com a venda do lanche Big Mac no dia 27 de agosto. Para adquirir o tíquete antecipado, basta entrar em contato com os voluntários (funcionários da Santa Casa, Gacch, clubes de serviço, lojas Detalhes Presentes) ou com a secretaria geral do hospital, pelo telefone (14) 3402-5559.
Interessados em apoiar a produção de camisetas podem fazer contato pelo mesmo telefone ou ainda pelo e-mail [email protected]. Mais informações sobre a campanha 2016 e edições anteriores estão disponíveis no site da Santa Casawww.santacasamarilia.com.br, link McDia Feliz.