Convenções unificadas de sete partidos políticos lançaram na manhã deste sábado em Marília as candidaturas dos empresários Daniel Alonso (PSDB) e Antonio Ambrósio, o Tato (PMDB), a prefeito e vice por uma frente de oposição ao prefeito Vinícius Camarinha.
A candidatura representa anos de articulação para formação de uma frente de oposição e enfrentou especulações sobre a dobradinha até os últimos dias, mas Tato revelou que o acordo estava selado desde dezembro do ano passado.
“É uma decisão selada desde dezembro, que foi consolidada com um compromisso e um aperto de mão. E é só o que homens de honra e dignidade precisam fazer: um compromisso com aperto de mãos”, disse Tato, que abriu mão da candidatura a prefeito para consolidar a frente.
Além de PSDB e PMDB, a frente envolve o PPS, comandado pela modelo e empresária Alessandra Berriel; o PTB dirigido pelo vereador Mário Coraíni Júnior; o PV, presidido pelo servidor público Antonio Vieira, e o PC do B, dirigido pelo professor e ex-secretário da Cultura André Gomes.
O encontro reuniu em torno de 300 pessoas no Alves Hotel e trouxe para a cidade o deputado estadual e presidente do PSDB no Estado, Pedro Tobias, de Bauru, e o deputado federal Evandro Gussi, do PV.
Daniel disse em pronunciamento que sua candidatura é de ”indignação, de rebeldia até”, atacou a falta de água, excesso de buracos, atraso e paralisação das obras de tratamento de esgoto mas evitou críticas diretas a qualquer político da situação.
O empresário agradeceu o apoio da sua família, especialmente a esposa, Regina, e disse que sem eles não seria possível este projeto de candidatura.
O lema da campanha será “Arregaçar as Mangas”, um símbolo para o que deve ser a candidatura e eventual gestão na prefeitura. “O que significa arregaçar as mangas? Significa que vamos trabalhar muito, trabalhar duro”, disse Daniel.
OS CANDIDATOS
Daniel Alonso é o fundador da Casa Sol, loja de material de construção que deu a origem a novas lojas, inclusive fora de Marília. Foi presidente da Associação Comercial e em uma reviravolta interna superou dissidência que pretendia colocar o PSDB na base do prefeito. Assumiu a comissão provisória do partido com apoio de Pedro Tobias.
É casado com Regina, pai de Diego, Daniele e Daine e Daiane e avô de Bruna e de Benjamin. Nasceu na zona rural de Herculândia, é o mais velho entre cinco irmãos.
Antonio Augusto Ambrósio, o Tato, tem 68 anos, nasceu em Londrina mas chegou a Marília com dois meses de idade,
Começou sua vida profissional como engraxate, aprendeu serralheria e montou uma pequena empresa no fundo da casa da família, embrião para a Estruturas Metálicas Brasil, empresa com sede no Distrito Industrial e trabalhos executados em todo o país e no exterior. É pai de Marcos e Márcio.