Nacional

Padre que foi centro de polêmica é assaltado na região

Padre que foi centro de polêmica é assaltado na região

O padre Osvaldo de Oliveira Rosa, uma das figuras religiosas mais populares de Catanduva, foi assaltado no final de semana após atender chamado para uma benção. Os ladrões levaram R$ 4,5 mil da casa Paroquial da paróquia Imaculada Conceição do bairro Bom Pastor. Segundo o registro da ocorrência, dois criminosos obrigaram um casal de comerciantes a ligar para o padre e pedir uma benção especial antes de viajar.

A paróquia foi centro de uma polêmica com repercussão estadual no início deste ano quando o padre chegou a pedir afastamento após divergências com o Diocese da cidade. Padre Osvaldo comanda há quase sete anos uma comunidade na periferia da cidade, a associação Nosso Pão, responsáveis por projetos sociais e atendimento a dependentes químicos. A entidade funciona ao lado da paróquia.

O golpe para o assalto começou no sábado, quando o casal foi rendido com um funcionário em uma estrada vicinal. Os ladrões exigiam dinheiro, que o casal não tinha. Os ladrões insistiram que eles entrassem em contato com alguém que tivesse.

O casal, que frequenta a paróquia de padre Osvaldo, pensou em pedir ajuda ao pároco. Foram obrigados a ligar e pedir a benção. O padre combinou um encontro na casa paroquial.

O comerciante e o funcionário ficaram amarrados em um canavial e os ladrões seguiram com a mulher para o encontro. O padre foi rendido e obrigado a abrir a casa paroquial. Uma moradora que foi pedir ajuda também foi rendida.

“Fui ameaçado com a arma na cabeça e todo o momento eles diziam que eu ia morrer. Eles queriam dinheiro e o cofre da igreja. Eles me deram soco para tentar me ameaçar ainda mais enquanto o outro ladrão vasculhava a casa paroquial” disse o padre Oswaldo em entrevistas.

Segundo o depoimento do padre, o sentimento é de “tristeza imensa” após o caso. “Ver até que ponto o ser humano chega por causa de dinheiro. Ameaçando a vida, batendo e violentando por causa do dinheiro. Dinheiro que passa tão rápido.”