O game mais esperado do ano, o maior sucesso da internet, o aplicativo mais baixado da história está liberado e acessível no país. “Pokémon Go” já pode ser aixado para usuários de aplicativos Apple e Google. A Niantic já havia publicado em seu perfil oficial no Twitter que estava “trabalhando duro” para o lançamento do game no Brasil.
Tanto para IOS quanto para Android, o jogo é gratuito. O usuário é orientado a escolher o tipo de perfil – masculino ou feminino, cabelo, cor dos olhos, estilo de roupas – e o aplicativo logo reconhece localização e passa a indicar monstros próximos, além de doar bolas para as primeiras capturas. Os ginásios e pokestops permitem combates que valem prêmios, mosntros, dicas e mais.
Lançado no começo de julho na Austrália, Estados Unidos e Nova Zelândia, o jogo chegou a funcionar em ao menos duas ocasiões no Brasil. Desde julho já havia indicação de pontos de ginásios e pokestops, inclusive em Marília.
O jogo tornou-se um fenômeno, foi lançado em pelo menos 30 países, bateu recordes e rendeu histórias fofas, como localização de pessoas e animais, a casos bizarros, como acidentes de trânsito e invasão de delegacia.
Pokémon provocou ainda popularização de bebês com nomes de pokémons, pessoas assaltadas por ladrões que usavam o app para atrair vítimas a lugares desertos e até um homem que foi demitido em Cingapuraapós criticar o país por ainda não ter acesso ao jogo.
Atualmente, “Pokémon Go” foi lançado na América do Norte, vários países da Europa, Japão e outras regiões da Ásia. Segundo John Hanke, presidente-executivo da Niantic, o jogo deve chegar a 200 mercados no total.