Educação

Um ano depois, Educação paga reajuste de prova do mérito

Um ano depois, Educação paga reajuste de prova do mérito

A Secretaria Estadual da Educação paga nesta sexta-feira o reajuste a servidores da área beneficiados pela progressão através da chamada prova de Valorização do Mérito, aplicada em 2015.

A prova avalia uma série de itens, incluindo frequência, e pode representar até 35% de reajuste salarial por evolução na carreira. Em todo o Estado são 21.396 mil beneficiados, 688 na região de Marília.

Segundo a secretaria, o pagamento representa um acréscimo de R$ 19 milhões na folha de pagamento deste mês. Têm direito ao benefício professores, diretores, supervisores de ensino e funcionários do quadro de apoio.

A promoção por mérito é aplicada aos educadores que atuam no mesmo cargo ou função há, no mínimo, três anos e na mesma unidade há pelo menos 876 dias. É exigido ainda 1.728 pontos de assiduidade.

O aumento concedido aos professores e outros profissionais do quadro do magistério – como diretores e supervisores de ensino – é de 10,5%. Para os agentes de serviços escolares a evolução salarial é de 20% e para agentes de organização escolar e secretários de escola, o aumento é de 35%.
As provas de valorização pelo mérito instituídas pela Educação já possibilitaram, nos últimos anos, aumento nos salários de mais de 100 mil professores e servidores do quadro de apoio escolar.