Marília

Convenção lança Vinícius com vice novato e provocação a tucanos

Élio Ajeka (PEN) e Vinícius Camarinha (PSB), os candidatos da base governista
Élio Ajeka (PEN) e Vinícius Camarinha (PSB), os candidatos da base governista

Uma megaconvenção da base governista lançou na noite desta sexta-feira a candidatura do prefeito Vinícius Camarinha à reeleição. O evento apresentou o dentista Elio Ajeka (PEN) como candidato a vice como novato em campanhas políticas e nove coligações com 22 partidos.

Além do tamanho, foi destaque na convenção a promessa de apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB), apesar de o partido ter candidato a próprio, na oposição, o empresário Daniel Alonso.  

O “anúncio” foi feito pelo vice-governador do Estado, Márcio França (PSB), que participou do evento. “Não adianta ter um cachorro-quente sem salsicha. Não adianta ter só o partido. A salsicha do PSDB é o governo Alckmin e ele me pediu para trazer o seu apoio”, afirmou.

E a noite era mesmo dos vices. Além do aplaudido apoio de França, a festa teve repetidas homenagens ao atual vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, que cedeu lugar na chapa para Ajeka.

O novo vice não deixou por menos. Arrancou aplausos e risos ao brincar com a responsabilidade de substituir Sérgio e respondeu piadas que surgiram nas redes sociais com fotos suas vestido de palhaço ou fazendo caretas.

Dentista voluntário em projetos sociais, Élio Ajeka disse que tem muitos momentos de brincadeira, é uma pessoa normal e chegou a imitar Silvio Santos antes de iniciar depoimento mais sério.

Apresentou a família – a esposa Sueli e os filhos Erick e André, portador da síndrome de down -. Ligado à igreja Batista, Ajeka disse ter ficado surpreso com o convite, prometeu trabalhar no que for preciso.

Vinícius Camarinha fez um discurso de agradecimentos, que começou com uma mensagem à médica Beatriz Almeida, apresentada como sua noiva e futura esposa, e lembrou obras inauguradas em sua gestão.

Destacou especialmente a UPA, que presta atendimento 24h e foi construída com recursos federais. “Se eu ficar doente não me levem para a Santa Casa, não me levem para o HC, eu quero ir para a UPA”, disse o pré-candidato.

A mensagem foi uma mensagem à presidente da Associação Beneficente Hospital Universitário, Márcia Serva Reis. A associação mantém o hospital da Unimar e venceu licitação para gerir a UPA.

Márcia, única pessoa sem vínculos com partidos a discursar, elogiou a gestão e disse que foi a primeira a possibilitar que o atendimento público de saúde use e integre a estrutura da Unimar.

O deputado federal Vinícius Carvalho (PRB), o suplente de deputado Walter Ihoshi (PSD) e o ex-deputado estadual Adilson Barroso (PEN) foram outros convidados a discursar, além de dirigentes de partidos na cidade.

O encontro aconteceu no limite final do prazo para convenções – que acabou hoje. Na próxima semana acontece o pedido de registro final de candidatos  na Justiça e começa prazo para regularizar CNPJs e contas das coligações e partidos. Até meados do mês a campanha deve estar oficialmente nas ruas. A eleição acontece no dia 2 de outubro.