Nacional

Pilotos paulistas - Conversa com torre vira polêmica sobre queda de avião

Pilotos paulistas - Conversa com torre vira polêmica sobre queda de avião

A divulgação do áudio com trechos da gravação da conversa do piloto Antonio  Viçoti com a torre do aeroporto minutos antes da queda de um avião que provocou oito mortes provocou debates e uma polêmica na internet com suspeitas de falhas humanas e indicações de  possíveis defeitos no avião.

A gravação mostra pouco mais de nove minutos de conversas e inclui áudios dos serviços de segurança que atenderam a ocorrência da queda. O avião que caiu, um Navarro PT-EFQ é  identificado pelas três últimas letras de sua inscrição.

O vídeo foi postado por um site chamado ATC Rec, siglas em inglês para gravação de “Controle do Tráfego Aéreo” e rendeu dezenas de comentários (assista abaixo)

Alguns indicam desde postura errada da torre, que negou procedimentos mais rápidos para o avião por questões de protocolos de segurança, a suspeitas de que o avião tinha problemas de equipamento e demorou a enviar uma mensagem de emergência.

A queda provocou a morte do piloto, do copiloto, Henrique, além de Maria Clara Costa Viana (07); Maria Cândida Costa Viana (15);  Miguel Viana Barion (09); Cleuza Ribeiro;  Gilcenir Ribeiro dos Santos e Marilene Ribeiro dos Santos.

O avião seguia do Mato Grosso para Goiás e o rumo para pouso em Londrina indica a identificação de problemas. Os ocupantes eram todos familiares do sindicalista Mauri Viana Pereira, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (Fenatracoop), que viajou pouco antes em outro avião.

POLÊMICAS

A polêmica começa aos 45 segundos da conversa, quando o operador da torre pergunta se o piloto confirma a aproximação em RNVA, um sistema de navegação por equipamentos que oferece maior segurança e direcionamento de pousos e decolagens, mas que exige série de protocolos de segurança e tecnologia.

O piloto informa que a aeronave não estava homologada para o uso do sistema pelos equipamentos, mas diz que se autorizado está em condições de fazer os procedimentos “para treinamento da tripulação”. A torre nega autorização. O piloto segue em visual.

Por volta de um minuto começa o segundo ponto polêmico da gravação. A torre comunica ao avião que um voo da Azul, vindo de Curitiba e com autorização para sistema RNAV com previsão para chegada no mesmo horário e com prioridade para o pouso.

O piloto do voo da Azul, identificado como AZU9202,  inclusive pede a confirmação de prioridade para seu pouso. “Só para confirmar nós temos prioridade sobre o tráfego visual né?”.

Aos 4 minutos mais um ponto que provoca debate. A torre pede ao Navarro informação sobre sua distância de Londrina. A resposta: 13 milhas, ou 14,4 quilômetros. A torre faz um alerta: “Negativo, avistamos o senhor na nossa visualização Taris (radar) está a aproximadamente nove milhas (20 quilômetros) de Londrina”.

SEM RESPOSTAS

O piloto poderia ter uma análise errada da distância da pista quando perdeu altitude. O avião caiu a pouco mais de três quilômetros do aeroporto.

O avião recebe orientações normais para pouso e contato, com possível espera pela descida do voo da Azul, até 4m59s, quando começa série de perguntas sem respostas no áudio, embora possa ter havido outros sistemas de comunicação:

4m59s
“EFQ declara emergência?”. O controlador então orienta o voo da Azul a fazer uma espera.

5m07s
“EFQ, autonomia, alternativa e pesagem de cargas perigosas?

5m31s
“EFQ mais quantos minutos para o pouso”

5m34s
“EFQ, Controle Londrina ciente. Quantas milhas da cabeceira?”

5m40s
“EFQ pouso autorizado”

5m49s
“FQ, Londrina?”

5m51
“EFQ, a torre não está avistando seu tráfego senhor”

Há uma troca de operadores, um procedimento comum quando ocorre queda de avião. Aos 6m03 da gravação uma mulher entra em contato pela torre, informa uma explosão e pergunta se o piloto vê fumaça.


Aos 7m42s da gravação a polícia militar informa que houve várias explosões no local. 

Veja o vídeo abaixo. Clique duas vezes na tela para ir à página da ATC Rec e ver os comentários.
[movie_id#315]