O Ministério do Turismo colocou Marília como uma cidade categoria B no Mapa Nacional de Turismo. A medida permite que a cidade pleiteie e receba verbas de incentivo ao turismo.
O Mapa lista 2.175 municípios, divididos em 291 regiões turísticas, e relacionados por categorias estabelecidas por número de ocupações formais no setor de hospedagem, número de estabelecimentos formais no setor, estimativa do fluxo turístico doméstico e estimativa do fluxo turístico internacional.
O país tem 51 municípios na categoria A, com maior fluxo turístico, empregos e estabelecimentos, 155 municípios na categoria B; 424 municípios na categoria C; 1219 municípios na categoria D e 326 municípios na categoria E
O objetivo do mapa é orientar políticas públicas de regionalização do turismo. Mesmo municípios que não possuem uma clara vocação para o turismo – ou seja, que não recebe o turista em seu território – podem se beneficiar se desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista.
O trabalho regionalizado permite, assim, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região. O mapa estabelece 291 regiões de potencial turístico no país. Marília é a maior cidade entre as dez listadas na região do Vale do Paranapanema/Vertente das Águas Limpas/Alto Cafezal”.
Além de Marília, estão nesta região as cidades de Assis, Echaporã, Florínia, Ibirarema, Maracaí, Palmital, Paraguaçu, Pedrinhas Paulista e Santa Cruz do Rio Pardo.
“O Mapa prioriza os municípios que possuem estrutura mínima para o desenvolvimento da atividade e que tem o turismo como estratégia de desenvolvimento. Essa delimitação possibilita que o MTur, UFs e municípios, atuem de forma cooperada”, diz o ministério.
Segundo o órgão, com foco nos territórios do Mapa é possível desenvolver e consolidar novos destinos turísticos, aumentando a qualidade do produto turístico brasileiro e, consequentemente, a competitividade do País.
Segundo o órgão, estabelecer categorias não significa comparação entre pontos turísticos e estar na mesma categoria de cidades com praia, por exemplo, não indica que Marília tenha o mesmo potencial para receber visitantes que estas cidades. Os dados usados para as categorias usam apenas indicações dos serviços que mostram potencial econômico de movimentação de visitantes.