Uma parceria entre a SAM (Sociedade Agropecuária de Marília) e a empresa Triunfo Transbrasiliana vai transferir para projetos de equitação e equoterapia animais apreendidos na rodovia BR-153.
Além de cuidados com a alimentação adequada e ambiente apropriado, os animais passarão por consultas e exames com o médico veterinário da Sociedade. Equinos em bom estado de saúde serão adestrados para atuar nas aulas de equitação, ou hipismo, oferecidas gratuitamente à população.
Com turmas semanais, o curso gratuito de equitação que sugere apenas o pagamento de taxa mensal para auxílio na alimentação do animal atende dez alunos por turma, entre adultos e crianças a partir de 4 anos.
Segundo o presidente da SAM, Maurício Maldonado Gonzaga, os benefícios da pratica de equitação são diversos e, em alguns casos, os alunos são encaminhados à atividade por psicólogos e terapeutas.
“A equitação ajuda no equilíbrio, na força e na coordenação motora. Além disso, o convívio com o animal desenvolve a sensibilidade a responsabilidade e o comprometimento, já que exige cuidados com o animal”, finaliza. A estudante Izabela Titiz, de 25 anos, pratica o esporte desde pequena e confirma os benefícios da atividade.
“Além de todos os benefícios físicos que a atividade proporciona, durante a aula de equitação você esquece qualquer problema. Por conta da faculdade, fiquei anos sem praticar a equitação. Agora que voltei não quero mais parar e pretendo treinar para participar de competições. O cavalo transmite paz e isso acalma a nossa rotina e me faz muito bem”.
Captura
A Triunfo Transbrasiliana realiza a captura de animais domésticos nos 321,6 quilômetros de rodovia. Estes animais permanecem sob responsabilidade da Concessionária até que o proprietário se manifeste, no prazo de 90 dias.