Economia

Peritos podem usar Facebook para cancelar auxilio doença e invalidez

Peritos podem usar Facebook para cancelar auxilio doença e invalidez

Receber auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez não combina com fotos de festas, lazer, atividades físicas ou indicação de boa saúde nas redes sociais. O pente fino do INSS que vai revisar casos de afastamento  pode usar as redes sociais como base para cancelar benefícios.

A revisão começa neste mês e vai atingir  beneficiários com menos de 60 anos e auxílios que venham sendo pagos há mais de dois anos. O uso das redes sociais não é novidade e já vem sendo usado até em defesa de ações judiciais em que as fotos comprovam condições físicas para exercer atividades.

O governo interino espera cortar 30% dos 840 mil auxílios concedidos há mais de dois anos. Também estão na mira aposentadorias por invalidez mais antigas. 

Os beneficiários devem aguardar os comunicados do INSS com a convocação para as novas perícias, que serão adequadas de acordo com a estrutura do atendimento. Não há prazo para convocação.

No caso de benefício de aposentadoria por invalidez, a portaria informa que os critérios serão a idade do segurado, na ordem da menor para a maior; o tempo de manutenção do benefício, do maior para o menor.

O pente-fino em benefícios previdenciários e assistenciais deve gerar uma economia de R$ 7,1 bilhões por ano, de acordo com cálculos do governo. As projeções do impacto se referem aos gastos atuais da União com auxílio-doença, aposentadoria por invalidez de longa duração e com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).