Sustentável

Polícia apreende 30 pássaros e dá multa pesada a criador

Polícia apreende 30 pássaros e dá multa pesada a criador

Policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Ourinhos apreenderam 30 pássaros mantidos em cativeiro de forma ilegal, incluindo duas espécias em extinção.

O caso rendeu uma multa de R$ 28.500 para o criador de pássaros responsável e aind apode levar a um inquérito e processo por crime ambiental, com risco de pena de até um ano de prisão, além de multa.

Os policiais encontraram Canário da Terra Verdadeiro, Coleirinho Papa Capim, Caboclinho Frade, Bigodinho, Sabia Laranjeira, Sabiá Parda, Trica Ferro e Azulão Verdadeiro. Os pássaros foram encaminhados para clínica veterinária em Ourinhos, onde atestou-se aptos para reintrodução em seu habitat natural.

O flagrante passa longe de ser um caso isolado na região Nesta semana houve outros, também de impacto como a apreensão de dez passaros em São Pedro do Turvo, com multa de R$ 5.000 para o criador. As operações têm sido incentivadas pelo trabalho de protetores que fazem denúncias à Polícia Ambiental. 

A apuração combate um hábito tradicional de criação e captura de pássaros silvestres. O que durante muito tempo foi comum em muitas casas passou a configurar crime ambiental, que pode ser agravado quando pássaros são capturados com anilhas e os criadores adulteram as marcas de identificação. Essa prática envolve um crime ainda mais grave de falsificação de selo federal.