Mulher

Movimentos criam frente de valorização da mulher negra em Marília

Integrantes de movimentos feministas criam Frente Carolina de Jesus em Marília – Divulgação
Integrantes de movimentos feministas criam Frente Carolina de Jesus em Marília – Divulgação

Uma frente formada por diferentes movimentos de perfil feminista vai percorrer a periferia, projetos sociais e culturais urbanos de Marília para divulgar informações e organização contra o preconceito e pela valorização de mulheres negras e de baixa renda na cidade.

A Frente Carolina de Jesus resgata memória da catadora de papel que virou escritora a partir de anotações e ideias que escrevia em cadernos recolhidos nas ruas de São Paulo.

Unifica trabalho de projetos como Raízes, Negras Ginga, AfroDandara, Frente Feminina de Hip-Hop e União Brasileira de Mulheres, que já atuam junto a diferentes segmentos da comunidade. O trabalho tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“A história de Carolina de Jesus  é inspiração para esta frente que une diversas entidades ligadas ao movimento feminista negro e de periferia. Sua realidade como de muitas mulheres negras e mães que habitam as favelas brasileiras e lutam dia-a-dia contra miséria, a violência e todas as barreiras impostas pela sociedade”, diz mensagem de divulgação da frente assinada por todos os movimentos.

A primeira atividade já foi para as ruas em encontro com jovens negras na pista de skate de Marilia. A próxima ação acontece no dia 27 de agosto na comunidade Vila Barros com oficinas de informações sobre gênero, violência e identidade negra a partir das 14h dentro da própria comunidade.

Além de informações gerais sobre combate ao preconceito, violência e sexismo, as oficinas vão orientar sobre a produção de turbantes e bijuteria afro com material reciclável. O trabalho envolve também roda de conversa sobre identidade da mulher negra no Brasil, oficina de penteados de cabelo afros e um registro em fotografia para documentar a realidade da vida destas mulheres nos bairros 

Para entrar em contato e levantar mais informações sobre a frente ou os projetos, interessadas podem procurar qualquer uma das entidades participantes. Confira abaixo alguns links de acesso:

Negras Ginga – //m.facebook.com/NegrasGinga/
Raízes – https://m.facebook.com/ComunaRaizes/
AfroDandara – https://m.facebook.com/AfroDandara/
União Brasileira da Mulher/Marília – https://m.facebook.com/Frentefemininahiphopmarilia/