Primeiro lugar do ranking em frequência de compra, segunda maior no seu setor e 12º lugar no ranking geral de empresas de alimentos no país. A marca com todos estes títulos, identificados em um ranking produzido por uma empresa de pesquisas mundiais, é de Marília: a Marilan, que completa 60 anos de atividades em 2017.
Mais: é a 25ª do país em um ranking que considera as 50 marcas preferidas dos consumidores de bens não duráveis (alimentos, bebidas produtos de higiene e saúde) em lista com gigantes como Coca-Cola e acima de marcas como Perdigão e Aurora (veja lista completa no fim da matéria)
Os dados são do relatório brasileiro no Brand Footprint, um estudo mundial produzido pela Kantar Worldpanel, empresa do grupo WPP, com 30 mil colaboradores em cem países em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria.
A empresa criou um sistema de métrica que considera população X penetração no mercado X frequência. O índice representa as marcas mais escolhidas e compradas com base em decisões reais dos consumidores.
A Marilan subiu duas posições no ranking em 2015 versus 2014 e se encontra na posição 25 no ranking Brasil. “E subiu essas duas posições basicamente pelo ganho de novos compradores. A marca ganhou 1,2 p.p. de penetração em 2015”, diz a assessoria de comunicação da Kantal no Brasil.
A indústria de Marília também passou de 58,5% para 59,7% em penetração, ou seja, hoje a marca está presente em praticamente 60% da população brasileira. O pesquisa coloca a marca de Marília em lista com nomes como Coca-Cola, líder nacional, Ypê, Colgate, Sadia, Seara, Antarctica e muitas outras gigantes. No ramo de biscoitos, aparece abaixo apenas da Bauducco, mas apresenta índice maior de frequência de consumo.
A Marilan produz em torno de 1 milhão e 200 mil pacotes ou 80 milhões de unidades de biscoitos diárias. Emprega 3.000 funcionários, 1.662 ligados diretamente ao processo de produção.
A fábrica funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os biscoitos Marilan são consumidos em mais de 50 países em todos os continentes. O ranking não considera lucro, riqueza ou volume de patrimônio. É um estudo de comportamento de consumo, frequência de compra, fidelidade e preferência.
Por estes dados, a Marilan aparece à frente de marcas como Nestlé e Panco, com quem concorre em alguns segmentos, ou nomes como Perdigão e Aurora, no ranking geral.
Para ser considerada no estudo nacional, a marca deve estar disponível em pelo menos dois países da região. A Marilan está em 50 países no mundo, o que permite inclusive participar no estudo global.
O estudo fornece informações baseadas em comportamentos de consumo reais, e não apenas a intenção de compra. A pesquisa apresenta lista das 50 mais escolhidas e entre elas 21 aumentaram CRP e 20 cresceram em penetração. É o caso da Marilan.
Das 50 mais compradas, 27 são brasileiras, contra 23 globais. Uma análise mais profunda mostra ainda que 48% das empresas locais que constam no ranking cresceram em penetração.
“Enquanto 2014 foi um ano de incertezas, 2015 consolidou as mudanças no comportamento do brasileiro. Sua renda está diminuindo e para equilibrar seu bolso, os gastos também foram reduzidos, tornando o consumidor brasileiro muito mais racional com suas escolhas de compra.”, comenta Patricia Beber, Country Manager da Kantar Worldpanel no Brasil.
Confira o ranking das 50 marcas mais escolhidas pelos brasileiros: