Marília

“Desafio” de redes sociais incentiva ações reais contra câncer; ajude

“Desafio” de redes sociais incentiva ações reais contra câncer; ajude

“Desafio aceito”. Com esta mensagem milhares de pessoas passaram a postar nos últimos dias fotos em preto-e-branco nos perfis de redes sociais em uma campanha que simboliza apoio à luta contra o câncer. Como outros desafios, viralizou. Mas a campanha desta vez pode sair das redes sociais e ir para as ruas.

Isso porque um bom número de pessoas passou a responder com pedidos de medidas práticas, que saiam do mundo virtual dos computadores e levem para o dia-a-dia ações que ajudam a combater o câncer.

A mais citada é participar do cadastro para doação de medula óssea, que qualquer pessoa pode fazer no Hemocentro. Com a medida, você tornar-se eventual doador para salvar pacientes com câncer: apoio real, na prática, contra a doença. Caso haja compatibilidade com algum paciente, o doador é chamado e combate o câncer na prática.

As respostas ao desafio também propõe outras medidas práticas, como auxílio a instituições que atendem pacientes com câncer ou participar nos projetos voluntários.

“O desafio de postar foto foi cumprido. Agora este é o próximo desafio”, postou o apresentador e diretor da TV Comunitária Ademir Marques, em mensagem que pede doadores de medula.

A cantora Bruna Gonçalves foi outra a abraçar esse tipo de ação. Publicou um texto em que fala de casos da doença na família e defende medidas práticas como a doação de medula óssea. Mas a cidade oferece ainda algumas outras opções.

Neste sábado, a campanha McDia Feliz vai direcionar toda a renda de vendas do lanche Big Mac, do McDonald´s, para projetos de atendimento a crianças e adolescentes com câncer atendidos na Santa Casa de Marília. Basta passar em uma das duas lanchonetes da rede na cidade e comprar um lanche: já está ajudando.

Entidades com a ACC (Associação de Combate ao Câncer) e o Gacch (Grupo de Apoio à Criança com Câncer e Hemopatias) mantêm programas de atendimento a pacientes com  serviços de voluntários. Para saber mais clique AQUI para conhecer a ACC e AQUI para o Gacch

O cadastro para doadores de medula no Hemocentro atende na rua Lourival Freire, 240, no bairro Fragata, próximo ao Hospital das Clínicas.