Um ranking produzido pelo jornal Folha de S.Paulo em conjunto com o instituto DataFolha mostra Marília como a 58ª cidade do país em entrega de serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.
Batizado como Ranking de Eficiência dos Municípios, o índice considerou Marília uma cidade eficiente e à frente dos principais municípios do Estado. A cidade é a primeira entre as 12 sedes de região administrativa e entre os municípios próximos só foi superada por Araçatuba, que ficou na 52ª posição.
O índice da Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.
Segundo o jornal, apenas 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Marília atingiu 0,593.
No topo do ranking está Cachoeira da Prata (MG), com 3.727 habitantes e heranças deixadas pelo passado industrial forte. Na rabeira estão cidades do Norte, Centro-Oeste e o Rio Grande do Sul.
“O levantamento revela que nos 5% menos eficientes, com índice de até 0,30, o funcionalismo cresceu 67% entre 2004 e 2014, em média. A população aumentou 12% no período”, diz a Folha.
Veja abaixo comparação de dados de Marília e algumas cidades ou CLIQUE AQUI para acessar o ranking completo.