Um caminhão de coleta de material reciclável e lixo de Marília foi flagrado no centro de Marília na tarde desta terça-feira com dois trabalhadores em pé sem condições de segurança e sob chuva.
O caminhão é Mercedes Benz ano 1977 e circulou por avenidas movimentadas, como Santo Antonio e Presidente Roosevelt com os trabalhadores. Um motorista fotografou e filmou parte do trajeto.
O artigo 235 do Código Brasileiro de Trânsito prevê multa por infração grave, com medidas administrativas e retenção do veículo para transbordo adequado de pessoas nos casos de transporte irregular.
Em alguns estados, mesmo os servidores públicos que viajam nos estribos dos caminhões de lixo têm provocado ações judiciais para mudanças no sistema de segurança dos veículos.
O caso documentado em Marília é mais grave. Os trabalhadores viajam ao lado de carga solta em sacos plásticos, sem barras especiais de apoio. Seguravam em barras de metal afixadas na carroceria de madeira, sem qualquer proteção em caso de impactos, freadas bruscas ou da chuva.
Para contribuir com a coluna Você no Giro CLIQUE AQUI e encaminhe seus arquivos.