Marília perdeu de forma quase silenciosa mais um de seus pioneiros. Miguel Guzzardi, 92, que fez história por sua atuação no comércio e clube de serviços da cidade, faleceu na terça-feira, dia 30, e foi sepultado nesta quarta.
Miguel Guzzardi chegou à cidade na década de 50, transferido para acompanhar e gerenciar a implantação da Mesbla, que na época mantinha um escritório para vendas no atacado. Ficou com a marca até o fechamento da loja no final dos anos 80.
Representa acompanhar toda a transformação do grupo até a formação de uma loja que vendia “de prego a avião”, como ele dizia e os familiares relembram hoje. A loja chegou a ser a principal referência comercial da cidade e tornou tradicional o ponto na esquina das ruas 9 de Julho e Mauá, onde hoje funciona a Galeria Atenas.
Vindo de São Paulo com a família formada, Miguel Guzzardi adotou a cidade onde filhos em netos criaram novas histórias de pioneirismo e sucesso, como seu filho do meio, o médico Roberto Guzzardi, diretor do Complexo Famema.
André Guzzardi, neto do pioneiro e médico na cidade, disse que o avô deixa uma história de honestidade e integridade e que a Mesbla foi a grande paixão de Miguel.
Pela atuação na Mesbla, Miguel Guzzardi chegou a dirigir a Associação Comercial e Industrial de Marília no mandato de 1967 a 1968. Também foi atuante membro do Rotary Club de Marília, o mais antigo dos oito clubes Rotary na cidade, ao lado de figuras tradicionais e grandes empresários.
O presidente da Associação Comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira, lamentou o falecimento e lembrou que em 2014, na celebração dos 80 anos da entidade, Miguel Guzzardi esteve presente e foi homenageado.
Para o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, o ex-presidente sempre foi lembrado como um homem competente, querido e bastante comprometido com a classe comercial.
“Entrei na Acim na gestão do presidente Kalil Haddad, em 1979. Naquele tempo, o senhor Miguel, participava da diretoria e frequentava a entidade com muita intensidade”, falou.
O coordenador da Acim-Med, João Gonçalves, disse que Miguel Guzzardi foi um líder no comércio e na cidade por várias décadas. “Ele sempre de maneira simples, comedido e falava em tom baixo, acrescentava nas discussões sobre melhorias para o nosso comércio.”