Depois de Thiago Braz, medalhista de ouro no salto com vara nos Jogos Olímpicos, um novo atleta de Marília ganha notoriedade e é “descoberto” pela cidade. Daniel Martins venceu na manhã desta sexta-feira a prova dos 400m T20 dos Jogos Paralímpicos e levou medalha de ouro.
Daniel, 20 anos, era favorito e venceu a classificatória que disputou na tarde de quinta. Ele concluiu a prova em 47s22 e estabeleceu ainda novos recordes mundial e paraolímpico. O atleta disputa sua primeira Paralimpíada. Luis Paiva, da Venezuela, e Gracelino Barbosa, de Cabo Verde, completaram o pódio.
Filho de um pintor de paredes e de uma chefe de cozinha, Daniel despontou nos 100m finais. Batizado como “Neymar Paralímpico”, por sua semelhança com o craque de futebol, ele baixou 56 centésimos seu próprio recorde.
Daniel Tavares Martins começou a treinar atletismo com a Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos) em 2013, pouco depois de uma convulsão e de sua dificuldade nos estudos revelar grau de deficiência intelectual, que o levou para a categoria T20.
Em 2015 já teve participação em importantes competições internacionais. Antes do atletismo, tentou praticar outros esportes, como futebol e basquete.